O presidente da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, Wlad Mesquita (Republicanos), e o segundo-secretário, Gilson “Urso”, estiveram esta semana em Cuiabá para reforçar a cobrança pela instalação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), aumento no efetivo do Corpo de Bombeiros e aquisição de um ônibus para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Durante a visita, os parlamentares tiveram agendas na Assembleia Legislativa e no Palácio Paiaguás.
Segundo Wlad, a instalação da DERF está bem encaminhada e deve ser viabilizada por meio de uma parceria como a que foi feita para implantação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em que o Estado entraria com a estrutura e profissionais e o município daria uma contrapartida disponibilizando um espaço. O assunto foi tratado com o vice-governador Otaviano Pivetta e membros da diretoria da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.
“Sabemos que boa parte dos luverdenses se preocupa muito com segurança pública, principalmente, no que se refere a invasão de casas e comércios por criminosos. A gente precisa encontrar uma solução para que Lucas não se torne uma cidade perigosa, como outras se tornaram. Precisamos de uma especializada para combater roubos e furtos, pois este é o principal problema e que mais atormenta o trabalhador. Para isso, é preciso muita articulação”, afirmou Wlad.
Durante a reunião, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Rodrigo Bastos, informou que já há um estudo de impacto financeiro e viabilidade para a implantação da DERF em Lucas. “Agora, só depende da assinatura do governador. E a questão de chamamento do concurso está bem avançada. Na próxima segunda-feira, o governador vai ter uma reunião com a diretoria da Polícia Civil para saber exatamente quantos serão convocados para irem para a Academia, que durará 3 meses. E em seguida serão deslocados para as cidades”.
Wlad e Urso também pediram apoio ao vice-governador para aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros em Lucas. Desde o ano passado, o município conta com duas bases de atendimento, porém, o número de profissionais permaneceu o mesmo. “Isso ampliou os serviços. São dois setores atendidos pelos bombeiros e o efetivo é o mesmo, então acaba dividindo. Os aprovados já estão atuando em algumas situações e queremos uma quantidade que atenda a necessidade de Lucas. Então, a gente está fazendo essa articulação política para que venham esses profissionais”.
Além disso, os parlamentares ainda solicitaram a aquisição de um ônibus para a APAE, avaliado em R$ 770 mil. Essa solicitação foi feita ao vice-governador, mas os vereadores também reforçaram o pedido ao deputado estadual Diego Guimarães e no gabinete do secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Fábio Garcia.
“A gente sabe que a APAE faz um trabalho espetacular no município. Fomos atendidos pelo assessor adjunto do Fábio Garcia, o qual afirmou que já está bem encaminhada a aquisição. A ideia era trazer um daqueles que foram distribuídos para as escolas, mas ele disse que será uma categoria diferente, pois há necessidade de algumas adaptações. Já havíamos feito um ofício para o Fábio Garcia, mas fizemos questão de cobrar isso do Pivetta e do Diego Guimarães para dar mais celeridade. Então, essa ida foi bastante produtiva”, concluiu Wlad.