Plantando pitaya em casa

Fonte: CenárioMT

Imagem do WhatsApp de 2024 10 16 as 00.24.26 23672457 1
Karla Neto

A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo “pitaia” significa “fruta escamosa”.

Além de ser linda por dentro e por fora, a fruta-do-dragão tem diversos benefícios para a saúde. Já pensou em tê-la no seu quintal? O cultivo é mais fácil do que você pensa. Continue lendo para aprender como plantar pitaya!

Como plantar pitaya?

Para entender como plantar pitaya, é preciso aprender a fazer mudas. Existem duas formas principais. Explicaremos com todos os detalhes a seguir para garantir que você terá uma colheita deliciosa. É possível fazer as mudas por meio das sementes ou pelo processo de estaquia. Elas podem ser plantadas diretamente na terra ou em vasos — o importante é ter um solo adequado. Confira o passo a passo a seguir.

Imagem do WhatsApp de 2024 10 16 as 00.24.26 23672457
Karla Neto

Utilizando sementes

Para plantar pitaya utilizando as sementes, basta retirá-las de uma fruta madura e lavá-las com água para retirar os resquícios da polpa. Em seguida, coloque-as diretamente na terra, em um vaso ou em uma jardineira. Para saber como plantar pitaya no chão ou no vaso, atente-se ao preparo da terra. Utilize um substrato específico para mudas, produto que incentiva o crescimento saudável. Após inserir as sementes na terra, tome outros cuidados para favorecer a germinação. Deixe o vaso em um local protegido da luz direta do sol, mas com bastante luminosidade natural. A muda de pitaya precisa de água todos os dias, mas em pouca quantidade.

O solo precisa estar sempre úmido, mas não encharcado. Após esse processo, a germinação deve ocorrer em 8 ou 12 dias. Porém, ainda é preciso mais tempo para replantar as mudas em um espaço com mais profundidade. Geralmente, é necessário esperar por volta de 5 meses para fazer o transplante. Utilizando estacas Se você quer aprender como plantar pitaya utilizando estacas, verá que também não é difícil. É necessário usar uma planta-mãe adulta, que já tenha as estruturas completamente desenvolvidas. Escolha um caule bem saudável do cacto, bastante rígido e com coloração viva, sem sinais de secura. A estaca deve ter em torno de 40 cm e pelo menos 3 nós (que são os pontos nos quais as folhas crescem). Deixe o substrato bem aerado e drenado, pois nenhum cacto gosta de solo encharcado! Faça um buraco profundo para ⅔ da estaca ficarem embaixo da terra. Regue conforme orientado acima, diminuindo a frequência assim que os brotos nascerem.

Local ideal para o cultivo

Dê preferência para cultivar a pitaya sempre em ambientes externos. Se isso não for possível, escolha um local arejado e bastante iluminado. Essas condições favorecem o desenvolvimento saudável da planta. Tenha o cuidado de deixar espaço livre acima da planta, pois ela pode ultrapassar a altura de 1 m. A árvore adulta fica muito vistosa!

As flores são lindas, e os frutos deixam os galhos pesados e voltados para o chão, formando um desenho único. E tem como plantar pitaya no muro? Sim! Não tem muito segredo: basta colocar a muda alinhada à superfície vertical. Ela vai crescer se escorando nela. Você pode direcionar a planta como quiser para formar uma linda paisagem. Polinização da flor Agora, vamos falar sobre a polinização da pitaya — um segredinho para ter frutos deliciosos e em abundância. A polinização é o transporte do grão de pólen de uma flor para outra.

Ela deve ser cruzada, ou seja, com plantas diferentes. A polinização ocorre naturalmente na natureza. Ela é feita pelos agentes polinizadores, como as abelhas e os morcegos nectarívoros. No entanto, também pode ser feita artificialmente por seres humanos. Basta pegar um pincel macio, passar sobre o pólen da flor da pitaya e, em seguida, esfregá-lo em outra flor. A polinização incentiva a produção satisfatória de frutos. No caso da fruta-do-dragão, deve ser realizada de noite, logo que as flores se abrem.