Bombeiros de Mato Grosso atendem ocorrências de mal súbito, quedas e incêndios durante operação no 1º turno das eleições 2024

Fonte: CENÁRIOMT

Bombeiros de Mato Grosso atendem ocorrências de mal súbito, quedas e incêndios durante operação no 1º turno das eleições 2024
Bombeiros de Mato Grosso atendem ocorrências de mal súbito, quedas e incêndios durante operação no 1º turno das eleições 2024

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a diversas ocorrências durante a “Operação Eleições 2024 – 1º Turno”, realizada neste domingo (06.10), em todo o estado. Entre os atendimentos registrados no período de votação, que ocorreu das 7h às 16h, estavam casos de mal súbito, quedas e incêndios em vegetação, em zonas eleitorais espalhadas por várias cidades.

A operação, realizada em parceria com as forças de segurança pública, tinha como objetivo prevenir incidentes que pudessem interferir no processo eleitoral e garantir a segurança dos eleitores. Iniciada às 5h da manhã, a operação só será encerrada após a apuração dos votos e o término dos trabalhos eleitorais, previsto para às 20h.

De acordo com o relatório da operação, foram registradas 11 ocorrências de mal súbito, uma delas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Cuiabá. Além disso, houve uma ocorrência de queda de nível e dois incêndios em vegetação, sendo que esses últimos aconteceram em escolas que abrigavam seções eleitorais na cidade de Barra do Garças, a 511 km da capital. Segundo o tenente-coronel Heitor Fernandes Luz, comandante da operação e do 1º Comando Regional Bombeiro Militar (1º CRBM), todos os atendimentos foram realizados pelas equipes destacadas para serviços de prevenção, combate a incêndios, salvamento e atendimento pré-hospitalar.

Ao todo, 546 bombeiros militares e 131 viaturas foram mobilizados em 24 municípios do estado, com as equipes se revezando entre os turnos da manhã e da tarde para garantir uma resposta rápida às emergências. “As 11 ocorrências de mal súbito e a queda de nível aconteceram dentro das zonas eleitorais ou em suas imediações, com eleitores chegando ou saindo dos locais de votação. Já os incêndios ocorreram dentro de uma universidade e atrás de uma escola, ambos pontos de votação”, detalhou o tenente-coronel Heitor.

Além dos atendimentos de emergência, as equipes do CBMMT realizaram 197 ações de prevenção e 118 vistorias prediais preventivas, totalizando 329 ocorrências atendidas durante a operação.

Os bombeiros também desempenharam papel importante no apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), garantindo a lisura e a segurança do processo eleitoral. Um dos destaques foi a atuação no município de Sinop, a 480,9 km de Cuiabá, onde uma queda de energia interrompeu temporariamente a apuração dos votos. Os bombeiros foram acionados para garantir a segurança do local até o restabelecimento da energia.

“A presença constante dos bombeiros militares garantiu um ambiente seguro e tranquilo durante o processo eleitoral, reafirmando nosso compromisso com a proteção da população, especialmente em momentos importantes como as eleições”, concluiu o tenente-coronel Heitor.

Além do CBMMT, a operação de segurança das eleições contou com a participação das polícias Federal, Militar e Judiciária Civil, do Ministério Público e da Defesa Civil Estadual.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).