Polícia de Mato Grosso deflagra nova fase da Operação Sansão contra maus-tratos a animais

Fonte:

Polícia de Mato Grosso deflagra nova fase da Operação Sansão contra maus-tratos a animais
Polícia de Mato Grosso deflagra nova fase da Operação Sansão contra maus-tratos a animais

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), deu início na manhã desta sexta-feira (04) a mais uma fase da Operação Sansão, voltada ao combate aos maus-tratos de animais domésticos no estado. A ação foi realizada em Cuiabá e Várzea Grande, coincidindo com o Dia Internacional de Proteção aos Animais.

A operação tem como objetivo cumprir ordens de serviço para investigar denúncias relacionadas ao abuso e crueldade contra animais domésticos. O crime de maus-tratos é punido com reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda do animal. Em casos que resultem na morte do animal, a pena pode ser aumentada, e as multas variam entre um e 40 salários-mínimos.

Os trabalhos de verificação das denúncias começaram na quinta-feira (03), com a inspeção de 75 endereços suspeitos em Cuiabá e Várzea Grande. A operação conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal de Cuiabá e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande.

Segundo a delegada Liliane Murata, titular da Dema, além das investigações, são realizadas ações educativas para conscientizar a população sobre as leis que protegem os animais e as punições para quem comete crimes de maus-tratos. “A Dema está vigilante e empenhada em garantir que qualquer infração cometida contra animais domésticos será punida conforme a legislação”, afirmou a delegada.

Operação Sansão em Mato Grosso

Desenvolvida pela Dema desde 2022, a Operação Sansão já apurou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos de animais domésticos em Mato Grosso. Somente em 2024, a delegacia registrou mais de 1.050 denúncias de crimes contra animais, sendo 930 delas especificamente de maus-tratos.

O nome da operação é uma referência ao caso de Sansão, um cachorro da raça pitbull que, em 2020, teve suas patas traseiras amputadas por agressores em Minas Gerais. O animal se tornou símbolo da luta contra a crueldade animal após receber próteses que o permitiram voltar a andar, graças à ajuda de uma associação de proteção animal. A Operação Sansão, em Mato Grosso, busca coibir práticas similares e garantir a proteção dos animais no estado.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).