A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) vai mobilizar cerca de 4 mil profissionais da área de segurança e utilizar 7,2 mil câmeras do programa Vigia Mais MT para fiscalizar o primeiro turno das Eleições 2024, que acontece neste domingo (06.10). As câmeras de monitoramento foram estrategicamente posicionadas em 123 municípios, inclusive em áreas internas de escolas, que servirão como locais de votação.
Além do policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar, as forças de segurança estarão presentes nos pontos de votação e apuração com grande concentração de eleitores, garantindo a escolta das urnas eletrônicas e o retorno das mídias de memória – dispositivos que armazenam os votos – até os locais de apuração.
Profissionais da Sesp-MT integrarão uma central de operações montada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), atuando em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e outras instituições envolvidas. A Secretaria também terá uma equipe de plantão na Sala de Gerenciamento de Crises, voltada para intervenções emergenciais e monitoramento contínuo, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
A operação contará com o uso da Plataforma de Observação Elevada (Poe), um caminhão equipado com tecnologia avançada que será disponibilizado ao TRE-MT. O veículo, que transmite imagens em tempo real, conta com câmeras com giro de 360° e tecnologia de reconhecimento facial, além de sistemas de informática e radiocomunicação.
De acordo com o coronel Fernando Carneiro Tinoco, secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), o uso combinado de tecnologia e força humana visa garantir a segurança do pleito. “Das câmeras do programa Vigia Mais MT, 1.800 estão instaladas em escolas que são locais de votação. Com essa tecnologia como aliada, teremos mais eficiência na prevenção de crimes, especialmente os eleitorais, durante este momento tão importante”, destacou Tinoco.
O secretário também explicou que as imagens captadas pelas câmeras poderão ser acompanhadas em tempo real pelas centrais de controle e pelos dispositivos móveis de policiais e diretores de escolas habilitados. “As forças de segurança terão acesso às imagens das câmeras diretamente pelos celulares, facilitando o monitoramento nos municípios do interior”, completou.
A operação mobilizará 2.292 policiais militares, 1.184 policiais civis e 402 bombeiros militares, além de contar com o apoio de 700 agentes do Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Segundo o TRE-MT, o planejamento integrado visa garantir um processo eleitoral tranquilo e seguro em todo o estado.