100 estudantes de Mato Grosso embarcam para um intercâmbio em Londres

Fonte: CENÁRIOMT

100 estudantes de Mato Grosso embarcam para um intercâmbio em Londres
100 estudantes de Mato Grosso embarcam para um intercâmbio em Londres

Um grupo de 100 estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso está prestes a viver uma experiência única. Neste sábado (05.10), eles embarcam para Londres, na Inglaterra, para participar da 2ª edição do programa Intercâmbio MT no Mundo. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), oferece aos jovens a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em inglês e vivenciar uma imersão cultural.

Os selecionados, provenientes de 65 municípios e das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) do Estado, foram escolhidos por meio de critérios rigorosos, que levaram em consideração o desempenho escolar e a participação em programas como a Plataforma Mais Inglês.

Durante 21 dias, os estudantes terão a oportunidade de praticar o idioma inglês em aulas com carga horária de 30 horas semanais. Além disso, eles participarão de atividades culturais e conhecerão os principais pontos turísticos de Londres. Para acompanhar os alunos, 14 professores de inglês atuarão como monitores e outros cinco professores, representando as DREs com os melhores índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb), também farão parte do grupo. Uma psicóloga da Seduc estará presente para oferecer suporte aos participantes.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância do programa para a formação dos jovens. “Este é um investimento significativo na educação, que prepara nossos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado”, afirmou. O governo de Mato Grosso investiu R$ 10,7 milhões no programa, que inclui passagens aéreas, hospedagem, alimentação e uma ajuda de custo semanal para cada estudante.

A estudante Rosângela Souza Barbosa, de 40 anos, da Escola Estadual do Campo Dom Franco Dalla Valle, localizada em Aripuanã, está radiante com a oportunidade. “Voltei a estudar há dois anos para concluir o ensino médio e já estou em um intercâmbio desse para a Europa. Não caiu a ficha ainda!”, comemorou.

Segundo Juliana Faltz Taborelli, líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, a experiência em Londres será fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. “Esse tipo de preparo é essencial para uma geração que deve se destacar em um mundo cada vez mais competitivo”, pontuou.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).