Como plantar cactos adequadamente? Veja!

Fonte: CenárioMT

Imagem do WhatsApp de 2024 09 30 as 11.49.47 66a91231
Karla Neto

Cactaceae é uma família botânica de arbustos, árvores, ervas, lianas e subarbustos representada pelos cactos ou catos. São aproximadamente 142 gêneros e 1793 espécies aceitas.

Você sabe como plantar cactos? Esta plantinha vem conquistando cada vez mais o coração de apaixonados por jardinagem. Integrante do grupo das suculentas, o cacto é único e de uma beleza nada óbvia. No entanto, é comum ter dúvida sobre como plantar cactos e cuidar dos verdinhos. A seguir, você confere algumas dicas muito úteis na hora de tratar essa planta!

Materiais para o plantio

Como é uma planta que precisa transpirar mais a água que recebe, o cacto exige um vaso de cerâmica ou barro. É bom que o recipiente tenha furos no fundo e seja mais raso. Você pode escolher um parecido com sua personalidade e que combine com a decoração da sua casa. Para o solo, o substrato deve ser feito de areia e pedriscos.

O adubo deve ter a presença de fósforo e nitrogênio. Para ajudar na drenagem, uma dica é comprar cascalho ou telha e um pouco de manta bidim. Isso faz muita diferença para o plantio de cactos. Também é importante comprar materiais como pá e regador, que ajudam no plantio e na manutenção diária do cacto.

Como plantar cactos envolve o manuseio de espinhos, adquirir luvas evita machucados. Montando o vaso Com os materiais e a planta em mãos, chegou a hora de saber como plantar os cactos. Primeiro, coloque a barreira de drenagem, com o cascalho ou a telha, seguidos pela manta bidim.

Tenha bastante cuidado, pois essa parte garante a sobrevivência do cacto. Depois, é hora de colocar o substrato junto ao adubo, sempre lembrando de deixá-lo mais poroso, pois isso ajuda a drenar a água que ele vai receber. Usando as luvas, coloque o cacto no centro do vaso e finalize com mais uma camada de pedriscos e areia. Pronto! Agora, é só posicionar sua plantinha ao sol.

Cuidados com o cacto

Depois de montar o vaso, é importante atentar-se para alguns cuidados com cacto que devem ser realizados diariamente. Por mais que essa plantinha não tenha tantas demandas, é importante vigiá-la com atenção, afinal, ela está fora do habitat. Confira algumas dicas simples para a manutenção a seguir.

Regas

Os cactos são grandes acumuladores de água, então as regas não precisam ser constantes. Aliás, se você colocar água demais nessa planta, pode atrapalhar o crescimento dela.

A quantidade deve sempre ser proporcional ao tamanho do vaso. Em períodos de calor, apenas uma rega durante a semana é o bastante.

Já no frio, é legal espaçar ainda mais as regas, fazendo-as apenas uma ou duas vezes ao mês.

Luz solar

O cacto é uma planta que precisa receber sol diretamente (com exceção aos coloridos). Diferentemente de outros grupos, eles gostam da luz solar em momentos de pico, entre 10h e 15h. Também é legal não deixar a plantinha em um lugar muito abafado.

A luz solar é muito importante, pois, sem ela, acontece o estiolamento, quando o cacto tenta se esticar até alcançar qualquer ponto próximo de sol, fazendo com que gaste uma energia desnecessária. Esse processo atrapalha o florescimento e faz com que a planta cresça demais.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 30 as 11.46.50 e3e81955
Karla Neto

Soluções para problemas

Em casos de estiolamento, a poda é necessária. Comece cortando pedaços que cresceram demais do caule e deixe a planta secar por dois ou três dias. Depois disso, é só plantá-la novamente, bem próxima ao solo, em um lugar com mais sol.

Para controle de pragas, o cuidado é bem similar, fazendo o replantio do cacto. Porém, é importante que, depois de retirada do vaso, a plantinha seja lavada com um sabão neutro e seque por mais tempo, entre cinco e sete dias. Nesse caso, o vaso também deve ser trocado para evitar novas infestações.