Com a aproximação das festas de final de ano, o comércio já iniciou o processo de contratações para suprir a alta demanda do período. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, cerca de 110 mil vagas temporárias, efetivas, informais ou terceirizadas serão abertas nos próximos meses, um aumento de 16 mil postos de trabalho em relação a 2022.
Entre os empresários entrevistados, 54% pretendem contratar funcionários temporários, com média de 1,8 colaboradores por empresa. O tempo médio das contratações será de 2,3 meses, e 26% dos trabalhadores temporários devem ser efetivados após o período de festas. Já 52% dos empregadores têm a intenção de contratar sem carteira assinada, enquanto 45% optam por registro formal.
José César da Costa, presidente da CNDL, destacou que as contratações de fim de ano são uma importante oportunidade para os desempregados. “Vagas temporárias têm grande chance de efetivação, especialmente para os profissionais que mais se destacam”, comentou Costa.
As principais vagas oferecidas são para vendedores (23%), ajudantes (16%) e cabeleireiros (12%), com média salarial de R$ 1.553,20 e carga horária de 7h50 diárias. A maioria das vagas será para trabalho presencial, com benefícios como vale-transporte e vale-alimentação, além de participação nos lucros para alguns setores.