Nesta sexta-feira (27), a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (Derf) deflagrou a Operação Infiltrados, cumprindo 73 ordens judiciais em Mato Grosso, incluindo a prisão de um dos alvos em Lucas do Rio Verde.
A operação mira uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em 21 bairros de Rondonópolis. Foram emitidos 26 mandados de prisão preventiva, 34 de busca e apreensão, além de 13 medidas cautelares contra 43 investigados.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Água Boa, Barra do Garças, Campinápolis, Guiratinga, Lucas do Rio Verde, Pedra Preta e Rondonópolis. Entre os alvos estão a Associação dos Familiares e Amigos de Recuperandos de Rondonópolis (AFAR), utilizada para lavagem de dinheiro em favor de uma facção criminosa e de um candidato a vereador, e um advogado, também candidato a vereador, que agora será monitorado por tornozeleira eletrônica.
A investigação apura crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de capitais. Segundo o delegado Fábio Nahas, o grupo investigado é responsável pelo monopólio da venda de drogas na região da Vila Operária, em Rondonópolis, e usa de violência para manter o controle sobre o tráfico.
O grupo também arrecadava fundos por meio de rifas, bingos e torneios de futebol em benefício da facção.
O cumprimento dos mandados contou com apoio de diversas unidades da Polícia Civil, incluindo as regionais de Rondonópolis e Primavera do Leste, além da Diretoria do Interior.