São designadas como alho algumas plantas do género Allium, embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bolbo, composto por folhas escamiformes, é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.
O alho é conhecido mundialmente por ser um dos temperos mais utilizados na culinária, principalmente nos pratos tradicionais, como arroz e temperos de carnes.
Como plantar alho em casa e economizar nos supermercados
O consumo do alimento além de proporcionar um sabor marcante na culinária brasileira, ainda traz vários benefícios para a saúde. O primeiro passo para ter uma plantação em casa e economizar nos supermercados, é separar uma cabeça de alho saudável para que ela sirva como sementes.
A temperatura ideal para o plantio de alho são climas mais amenos, como o outono e inverno. Sendo assim, o clima não pode ultrapassar os 25°C e como qualquer outra planta é importante que a plantação receba grande quantidade de luz solar diária.
O solo deve ser bem leve, drenado e com muito adubo orgânico. Depois, em um vaso grande ou médio e com o solo já preparado, enterre as cabeças de alho em aproximadamente 3 a 5 centímetros de profundidade e 10 centímetros de distância entre cada um e a parte fina do alho deve ficar virada para cima.
Na fase inicial do crescimento, deve manter boa irrigação para que o solo fique sempre úmido e, conforme os bulbos forem crescendo e desenvolvendo, poderá diminuir a frequência da rega.
Colheita
O alho ficará pronto para a colheita entre 16 e 36 semanas após o plantio, mas deve observar se a plantação estará boa para tal atividade. As folhas devem estar secas e amarelas e é recomendado colher em um dia seco e ensolarado.
Na hora de colher, arranque a planta inteira pelas folhas, mas com cuidado para não arrancar as folhas ao puxar. O alho é uma planta da família do lírio, nativa da Ásia Central e já tem sido utilizado para prevenção de diversas doenças.
O alho tem aproximadamente 2% do valor diário recomendado de manganésio, fósforo e vitamina B6 e de 1% a 2% do valor diário recomendado de cálcio, vitamina C, potássio e selênio. O consumo do alimento por possuir propriedades antimicrobianas, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a infecções e doenças.
Também pode ser benéfico para aliviar complicações diabéticas e há o efeito hipoglicemiante, sendo capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue.