A Polícia Federal desencadeou nesta quarta-feira (25/9) a Operação Terabyte, uma ação de grande porte com o objetivo de combater o crime de abuso sexual contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. Em uma ação coordenada em todo o território nacional, mais de 750 policiais federais cumprem 141 mandados de busca e apreensão, visando identificar e prender indivíduos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantil na internet.
A operação, que conta com a participação das polícias civis dos estados, tem como foco principal a identificação e a prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Em Mato Grosso, por exemplo, os policiais federais cumpriram um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em Jauru, resultando na prisão em flagrante de um dos investigados e na apreensão de farto material de imagens e vídeos de abuso sexual infantil.
O nome da operação, “Terabyte”, faz referência à grande quantidade de dados que podem ser armazenados em um dispositivo de armazenamento digital, simbolizando a busca por indivíduos que possuem ou compartilham grandes volumes de material de abuso sexual infantil.
A importância da prevenção
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Resultados expressivos
A operação demonstra o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas. Somente entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o Setor de Capturas da Polícia Federal já cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais, o que demonstra o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.