Plantando Samambaia em casa

Fonte: CenárioMT

Imagem do WhatsApp de 2024 09 24 as 11.35.40 5265f2ec
Karla Neto

As samambaias, ou fetos, são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas. Elas possuem tecidos vasculares, folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.

A diversificação das samambaias parece ter ocorrido no Devoniano. A samambaia (Tracheophyta) é uma planta ornamental presente nas casas brasileiras há muitas décadas. A variedade samambaia paulistinha, em especial, vem ganhando popularidade também nos últimos anos.

O que torna essa planta tão comum é a facilidade com que ela se adapta em vasos e a necessidade de pouca luz, sendo considerada perfeita para ambientes pequenos como os apartamentos.

Plantio

A samambaia é uma pteridófita, portanto ela não tem flores ou sementes, a forma de propagar a planta é através dos esporos que ela produz em suas folhas. O plantio desses esporos, é necessário que o vaso seja largo e esteja forrado com um ‘agente drenante’, uma vez que a samambaia tem suas raízes pouco profundas e precisam drenar bem a água.

Imagem do WhatsApp de 2024 09 24 as 11.39.43 a2d72737

O solo deve ser um substrato macio rico em material fibroso como a casca de fibra de coco e esfagno. A rega é o momento em que as pessoas podem errar no cuidado com as suas samambaias.

A planta requer que o solo esteja sempre úmido, necessitando serem regadas praticamente diariamente dependendo da região do país e da estação do ano.

Caso a planta fique seca por alguns dias e começar a cair as folhas, Pit conta que para salvá-la é só fazer uma poda diretamente no caule e esperar até 15 dias para a samambaia voltar a produzir folhas. As samambaias necessitam de um ambiente bastante iluminado e com ventilação, entretanto, a exposição ao sol direto pode ser prejudicial à planta igualmente caso a planta esteja em um ambiente muito escuro.

Mudas

Quando a planta crescer, se desenvolver e começar a aparecer seus rizomas – uma espécie de cipó que aparece nos vasos- é só colocar outro recipiente ao lado com solo rico em substrato e posicionar este rizoma no outro recipiente. O rizoma então irá se enraizar no segundo recipiente e entre 15 e 30 dias.