As atividades em comemoração ao Dia da Árvore (21) tiveram início na Prefeitura de Lucas do Rio Verde com feira da agricultura familiar, distribuição de mudas e feira de adoção de animais.
Foram distribuídas na sexta-feira (20), mais de 200 mudas, sendo de Ipê Rosa, Amarelo e Roxo, Bacupari, Lanterneira e de Brinco de Índio, como forma de incentivo a preservação e ao plantio de árvores, conforme explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
“Pedimos que as pessoas que levaram as mudas, também sejam responsáveis e dê todo cuidado para que essa muda se desenvolva e depois futuramente possa colher os frutos dessa árvore”, disse Felipe.
Na feira de adoção, 21 animais entre cães e gatos receberam um novo lar. A ação teve a participação da equipe da Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC), contribuição de protetores independentes e clínicas veterinárias parceiras da UPC.
Os profissionais também ficaram à disposição para informações e tirar dúvidas da população que passou pelo paço. “Este ano já chegamos a um total de 854 animais castrados pela unidade, bastante relevante e iniciamos a microchipagem com 200 animais já com identificação eletrônica, o que é muito positivo. Essa é a segunda feira de adoção e já é um sucesso”, comentou a coordenadora da UPC, Carine Moreira.
A feira da agricultura familiar tem acontecido a cada 20 dias no espaço, oportunizando a comercialização de alimentos frescos, direto do campo. Entre os produtos estão hortaliças, legumes, queijos, salames, sucos e panificação.
As ações seguiram no sábado, iniciando com a limpeza do Lago Harri Muller, pela manhã e participação da Igreja de Jesus Cristo, Cooperativa Sicredi e equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A tarde a programação seguiu com plantio de 21 árvores no Centro de triagem de animais silvestres (Cetas), como forma de incentivo a preservação do meio ambiente e preservação das árvores.