Mato Grosso expande escolas cívico-militares com foco em melhorar a educação

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso expande escolas cívico-militares com foco em melhorar a educação
Mato Grosso expande escolas cívico-militares com foco em melhorar a educação

O governo de Mato Grosso, anunciou nesta quinta-feira (19) a expansão do modelo cívico-militar nas escolas estaduais. A iniciativa visa melhorar a disciplina, o respeito e o desempenho dos alunos, além de elevar a qualidade do ensino.

A partir de 2025, 30 escolas estaduais localizadas em 16 municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, passarão a adotar o modelo cívico-militar. A meta do governo é chegar a 100 escolas com essa modalidade nos próximos anos.

A escolha das escolas levou em consideração critérios como vulnerabilidade social, índices de violência nos bairros e baixo desempenho escolar. A expectativa é que a nova gestão escolar contribua para reverter esses indicadores e oferecer um ensino de melhor qualidade aos estudantes.

A decisão de expandir o programa é embasada nos resultados positivos obtidos pelas escolas cívico-militares já existentes no estado. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram que sete das dez escolas com melhores notas em Mato Grosso são gerenciadas em parceria com a Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros.

A expansão do modelo também é respaldada pela Lei nº 12.388/2024, que instituiu o Programa Escolas Cívico-Militares em Mato Grosso, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no ensino fundamental e médio.

Nas escolas cívico-militares, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém a responsabilidade pelo currículo escolar, enquanto militares da reserva participam de atividades extracurriculares e na gestão educacional, estabelecendo normas de convivência e promovendo atividades que envolvem a comunidade escolar.

Após a indicação das escolas, será realizada uma consulta aos pais dos alunos para que manifestem seu apoio à mudança. Caso haja aprovação, a Seduc dará início aos trâmites para a conversão das unidades escolares.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.