Delegação mato-grossense retorna da Automechanika com novas perspectivas para o setor de reparação automotiva

Fonte: Assessoria

041
Os diretores da Fiemt, Elias Pedrozo (a esquerda) e Ermínio Brendler (a direita)

A delegação mato-grossense, liderada pela Fiemt e em parceria com o Sebrae/MT, retornou da Automechanika Frankfurt com um olhar atento às inovações que podem transformar o setor automotivo no estado. A maior feira internacional do setor, realizada na Alemanha, apresentou as últimas tendências em sustentabilidade, eletrificação, digitalização e inteligência artificial.

Onze empresários participaram do evento, que ocorreu na semana passada. A comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto as soluções para a transição para veículos elétricos, uma realidade cada vez mais presente na Europa e exige adaptações do setor no Brasil.

“A feira demonstrou a necessidade de os empresários brasileiros estarem atentos às tendências globais para garantir a competitividade do mercado interno. O carro elétrico, por exemplo, está muito presente aqui e temos muito a aprender”, destaca Elias Pedrozo, diretor da Fiemt. “Acredito que essa parceria entre a Fiemt e Sebrae é fundamental para conhecermos as novidades mundiais do setor.”

Além da feira, a missão incluiu visitas aos museus da Porsche e da Mercedes-Benz, proporcionando uma imersão na história e na evolução de duas das marcas mais icônicas da indústria automotiva alemã. “Essas visitas evidenciam o papel dessas empresas na inovação e no desenvolvimento industrial da Alemanha, servindo de inspiração para o setor automotivo mato-grossense”, finaliza Pedrozo.

Para Ermínio Brendler, diretor da Fiemt e do Sindimec Sul MT (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso), participar de feiras internacionais é essencial para que a indústria de reparação automotiva tenha acesso a novos e modernos equipamentos. “Nestes eventos, os visitantes podem ver as máquinas em funcionamento, compreender suas funcionalidades e interagir diretamente com os fabricantes”, afirmou.

“Volto ao Brasil com a intenção de adquirir uma nova máquina que conheci durante a feira, após falar diretamente com o fabricante. Além disso, a participação também proporciona a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores, distribuidores e outras empresas do setor. Temos acesso a uma ampla gama de equipamentos, podendo comparar características, preços e qualidade”, completou Brendler.

A Automechanika Frankfurt reuniu 4.200 expositores de 80 países e visitantes de 170 nações. A missão mato-grossense, composta por empresários e técnicos do Sebrae, avalia a experiência como extremamente positiva. Além dos diretores da Fiemt, estavam na comitiva mato-grossense os associados ao Sindirepa MT, Luiz Carlos Teixeira, de Alta Floresta, e Mauro e Salete Schmitz, de Juína, e os técnicos do Sebrae/MT, Diego Menegatti, Charles Padilha, Arley Silva, André Cabral e Jaqueline Macedo.

“Foi uma experiência fantástica. A Automechanika é a maior feira do planeta e essa visita, com pessoas comprometidas com o setor, demonstrou a necessidade de os empresários brasileiros estarem atentos às tendências globais para garantir a competitividade do mercado interno”, conclui Pedrozo.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.