Senado aprova diligência em Mato Grosso para avaliar impactos da estiagem no Pantanal

Senadora Rosana Martinelli destaca aumento de incêndios florestais e urgência de ações de mitigação

Fonte: CenarioMT

Estiagem começa no Pantanal com rios e chuvas abaixo da média histórica - SGB

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (11), o requerimento da senadora Rosana Martinelli (PL-MT) para realizar uma diligência externa em Mato Grosso. A visita tem como objetivo avaliar os efeitos da severa estiagem que atingiu o Pantanal, agravando os incêndios florestais na região.

Martinelli ressaltou que Mato Grosso lidera os focos de queimadas no Brasil desde janeiro, com quase 25 mil focos, um aumento de 109% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, o volume de água no estado está abaixo do registrado em 2020, quando o Pantanal enfrentou o maior incêndio de sua história.

[Continua depois da Publicidade]

Com o estado em situação de emergência por 180 dias, a senadora defendeu a urgência da visita, que ajudará a embasar políticas públicas para mitigar os danos à fauna, flora e às comunidades pantaneiras. Segundo ela, as lições aprendidas no Pantanal podem servir de exemplo para outras regiões vulneráveis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .