Em uma ação, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Primavera do Leste- Mato Grosso, deflagrou a Operação Libertação, resultando na prisão de seis indivíduos por crimes sexuais e violência doméstica. Entre os presos, está a mãe de uma das vítimas, que omitiu o estupro sofrido pela própria filha. As prisões ocorreram entre os dias 6 e 10 de setembro.
A operação, que teve como foco crimes de estupro de vulnerável, descumprimento de medidas protetivas e lesão corporal dolosa, revelou um cenário alarmante de violência contra mulheres e crianças na região. Um dos casos mais chocantes envolveu um casal que estuprou uma menina de 11 anos. O padrasto da vítima, com histórico de abuso sexual, cometia os crimes após ingerir bebida alcoólica. A mãe, mesmo sabendo dos abusos, nada fez para denunciar o companheiro, sendo presa por omissão.
Outro caso envolveu um homem que descumpriu medidas protetivas contra a ex-companheira, perseguindo-a e agredindo-a. Já em outro caso, um homem de 41 anos foi preso por agredir a ex-companheira, causando-lhe lesões graves.
A delegada Anamaria Machado Costa destacou a importância da operação para dar uma resposta rápida e eficaz às vítimas e à sociedade. “Nestes crimes, o agressor é, muitas vezes, conhecido da vítima, o que torna a situação ainda mais complexa e traumática”, afirmou a delegada.