O estado de Mato Grosso foi autorizado a contratar um empréstimo de US$ 100 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com a garantia da União. Os recursos serão destinados ao financiamento do projeto “Aprendizagem em Foco Mato Grosso”, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação e garantir que os jovens concluam seus estudos na idade certa.
A proposta, aprovada pelo Senado nesta terça-feira (3), foi detalhada na mensagem 38/2024 e busca, entre outras metas, reduzir as taxas de abandono escolar e fortalecer a gestão das escolas. O empréstimo será parcelado em até 294 meses, com a União assumindo a dívida caso o estado não consiga efetuar os pagamentos.
O relator da proposta, senador Jayme Campos (União-MT), destacou a importância do projeto para a educação no estado. “O objetivo do projeto é melhorar as práticas de ensino, a prontidão digital dos professores e os ambientes de aprendizagem nas escolas de Mato Grosso”, afirmou o senador. Ele também ressaltou que o projeto inclui investimentos em componentes essenciais, como a modernização da gestão escolar, transformação digital das escolas com mais acesso à internet e formação de professores.
Outro foco do projeto será a criação de escolas ecológicas inclusivas, que contarão com segurança, eficiência energética e adaptações às mudanças climáticas. “Vamos investir em um ambiente mais sustentável e seguro para nossos jovens”, acrescentou Jayme Campos.
Educação em destaque em Mato Grosso
Mato Grosso tem se destacado nacionalmente na melhoria da educação, sendo o segundo estado com maior evolução no ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Campos reforçou que o projeto “Aprendizagem em Foco” é parte de um esforço contínuo para fortalecer o setor educacional, oferecendo melhores condições de ensino e aprendizagem.
Investimentos na agricultura familiar
Recentemente, o Senado também autorizou Mato Grosso a contratar um outro empréstimo de US$ 80 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar. Durante a votação, Jayme Campos pediu que parte dos recursos fosse aplicada na estruturação da comercialização dos produtos, considerado um dos desafios para o crescimento da atividade.
O senador elogiou a gestão eficiente do governador Mauro Mendes, afirmando que essa condução permitiu que o estado fosse considerado apto para receber os empréstimos. “Os levantamentos indicaram que as garantias apresentadas foram consideradas suficientes e adequadas, assegurando que Mato Grosso possa honrar seus compromissos junto à União, caso necessário”, concluiu Campos.