Os preços médios da carne de frango no Brasil encerraram o mês de agosto em recuperação, após uma queda observada em julho. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse aumento é impulsionado principalmente pela demanda interna aquecida, especialmente durante a primeira quinzena do mês, período que coincide com o recebimento de salários pelos consumidores.
Além da demanda aquecida, a menor disponibilidade interna de carne de frango também contribuiu para a elevação dos preços. No caso do frango vivo, o cenário foi semelhante: o aumento na procura e a oferta reduzida do animal ajudaram a alavancar as cotações no mercado doméstico.
Contrariando o movimento positivo no mercado interno, as exportações brasileiras de carne de frango in natura seguem em ritmo enfraquecido, mostrando uma dinâmica distinta em relação ao mercado nacional. A continuidade desse cenário pode refletir na estratégia de comercialização dos produtores brasileiros, que poderão focar mais no atendimento da demanda doméstica diante do cenário externo menos favorável.