O mercado de boi gordo e carne bovina tem se mantido estável nos últimos dias, com o ritmo de negócios marcado por relativa constância. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a limitada oferta de animais disponíveis para abate tem levado os frigoríficos a ajustar os valores de compra de acordo com a necessidade de completar suas escalas de produção.
Esse cenário de escassez, no entanto, não tem gerado grandes aumentos nos preços da arroba, principalmente devido aos contratos de negócios antecipados. Esses contratos, que foram firmados em valores superiores aos atuais, estão ajudando a aliviar a pressão sobre a necessidade de novas aquisições no mercado spot, contribuindo para frear as altas nas cotações.
No estado de São Paulo, onde os negócios a termo/contrato têm crescido significativamente nos últimos anos, os efeitos dessa estratégia são ainda mais evidentes. De acordo com o Cepea, essa prática tem ajudado a reduzir o diferencial de base, proporcionando maior estabilidade nos preços e ajudando a mitigar os impactos da baixa oferta no mercado.