Uma escola de Lucas do Rio Verde está entre as 10 melhores avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 em Mato Grosso. A Escola Estadual Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais Ramos obteve nota 5,4.
As escolas de Mato Grosso com os 10 melhores desempenho alcançaram ou superaram a meta nacional de 5,2. Entre essas escolas, as Estaduais Tiradentes são maioria, ocupando seis dos 10 primeiros lugares.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana. O governo do Estado comemorou o desempenho na avaliação do Ideb, tendo em vista que as escolas públicas de Mato Grosso tiveram o segundo maior avanço de todo o país e ocupam a 8ª posição no ranking nacional.
O resultado do Ideb leva em consideração o desempenho dos estudantes nas provas de português e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas a cada dois anos, e as taxas de aprovação escolar.
Ranking
Em Mato Grosso, estão no topo do ranking do Ensino Médio nas escolas estaduais: as Escolas Militares Tiradentes 2º sargento PM Claudemir Franca Maciel, de Sinop, que obteve 5,9 no Ideb 2023, e Cabo PM Israel Wesley Prado de Almeida, de Juara, com 5,7.
As Escolas Militares Tiradentes Coronel PM Celso Henrique Souza Barbosa, de Nova Mutum, e Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, de Sorriso, bem como a Escola Estadual La Salle, de Rondonópolis, alcançaram o índice de 5,5.
A Escola Estadual Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais Ramos, de Lucas do Rio Verde, obteve nota 5,4.
Já a Escola Estadual Militar Tiradentes de Cuiabá, e as Escolas Estaduais Antônio Ometto, de Matupá, Professor João Batista, e a Escola Estadual Militar Tiradentes 1º Tenente PM Salomão Fernandes Ferreira Piovesan, as duas de Tangará da Serra, alcançaram o índice de 5,2.
Avaliação
Outras escolas mencionadas na lista divulgada pela Secretaria Estadual de Educação são a Ângelo Nadin, que obteve 4,4, Márcio Shabatt de Souza (4,3) e Manoel de Barros (4,1).