Suinocultores paulistas aumentam poder de compra em agosto mesmo com alta nos insumos

Fonte: CenárioMT

suinocultura
por Pixabay

Mesmo com a recente valorização dos principais insumos da suinocultura, como milho e farelo de soja, os produtores de suínos em São Paulo têm registrado um avanço no poder de compra ao longo de agosto, em comparação com o mês anterior. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), esse cenário positivo para os suinocultores está diretamente relacionado ao aumento expressivo nos preços de comercialização do animal vivo no mercado independente.

Este é o sétimo mês consecutivo em que os suinocultores observam uma melhoria no poder de compra em relação ao milho e o segundo mês de ganhos frente ao farelo de soja. A situação é reflexo não apenas do aumento nas vendas de carne suína, especialmente no início do mês, mas também da oferta limitada de animais com peso ideal para abate, o que tem pressionado os preços para cima.

Os especialistas do Cepea destacam que a combinação de uma demanda aquecida e uma oferta restrita está favorecendo os produtores, permitindo que, mesmo diante de custos de insumos em alta, os suinocultores mantenham uma margem de lucro crescente.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.