Cotações da cenoura sobem, mas produtores ainda enfrentam desafios

Aumento de 24,2% nos preços não é suficiente para aliviar dificuldades de custeio

Fonte: CenarioMT

precos da cenoura e do mamao caem nos principais mercados atacadistas
© Agência Brasil

As cotações da cenoura em Irecê (BA) registraram uma alta significativa na última semana, com a caixa de 20 kg da cenoura suja sendo negociada a uma média de R$ 15,40, um aumento de 24,2% em relação ao período anterior.

De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, esse aumento foi impulsionado pela valorização dos preços em regiões concorrentes, como Cristalina (GO), o que elevou a demanda pela cenoura baiana.

Além disso, o menor custo de frete de Irecê para as demais regiões consumidoras do Nordeste contribuiu para o movimento de alta. No entanto, apesar desse aumento, as cotações ainda estão em níveis considerados baixos pelos produtores, muitos dos quais relatam dificuldades no custeio da safra.

Esse cenário pode limitar a expansão de área plantada e os investimentos nos próximos meses.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.