Mato Grosso intensifica combate à violência doméstica com aumento de 3,5% na aplicação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco

Fonte: CENÁRIOMT

Homem é preso após torturar a própria esposa por mais de 12 horas em Mato Grosso
Homem é preso após torturar a própria esposa por mais de 12 horas em Mato Grosso

Mato Grosso avança na prevenção e combate à violência doméstica. No primeiro semestre de 2024, a Polícia Civil aplicou o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar) em 5.974 mulheres, um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O documento, instituído por lei em 2021, é fundamental para avaliar a gravidade da situação de cada vítima e orientar as ações de proteção.

Ao preencher o Fonar, a mulher oferece informações detalhadas sobre a violência que sofre, permitindo que os profissionais de segurança pública identifiquem os fatores de risco e adotem medidas mais eficazes. A delegada Mariell Antonini, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, explica que a ferramenta “possibilita o real alcance do risco a que a vítima está exposta”.

A digitalização do Fonar no Sistema Geia da Polícia Civil agilizou o processo e permitiu a geração de estatísticas, auxiliando na identificação de padrões e na tomada de decisões estratégicas. Além disso, o preenchimento do formulário é um requisito para a solicitação do benefício do programa SER Família Mulher, que oferece auxílio financeiro e acompanhamento social às vítimas.

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, destacou a importância do programa SER Família Mulher e do uso do Fonar para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. “Todas as ações de segurança são extremamente importantes, e os formulários serão imprescindíveis para balizar as ações de combate à violência doméstica e, por consequência, diminuir os índices de feminicídios”, afirmou.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).