A solução inovadora encontrada para reestruturar o contrato de concessão da BR-163/Mato Grosso, em parceria com a ANTT e com o aval do TCU, foi indicada ao renomado prêmio P3 Awards, considerado o Oscar das concessões e infraestrutura no mundo.
A iniciativa, que já resultou na retomada imediata das obras de duplicação da rodovia, é finalista na categoria “Melhor Projeto de Estrutura Financeira”. A premiação será realizada em Nova York no dia 24 de outubro.
A concessão da BR-163/MT enfrentava sérios problemas e estava à beira do colapso. Através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e da transferência do controle acionário da concessionária para o Governo de Mato Grosso, foi possível renegociar os prazos, garantir novos investimentos e dar um novo fôlego ao projeto.
A indicação ao P3 Awards é um reconhecimento internacional ao trabalho realizado pelo Governo de Mato Grosso, pela ANTT e pelos demais envolvidos no projeto. O modelo inovador desenvolvido para a BR-163/MT pode servir como referência para outros contratos de concessão no Brasil e no mundo.