Lucas do Rio Verde está entre as cidades de MT que mais geraram empregos no primeiro semestre de 2024

Fonte: CENÁRIOMT

Ranking aponta Lucas do Rio Verde como a cidade mais eficiente de Mato Grosso
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A agroindústria mato-grossense continua em expansão e impulsionando a geração de empregos no estado. Um levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) revelou que dez municípios concentram mais de 60% das contratações do setor.

Entre as cidades que mais geraram empregos no primeiro semestre de 2024 estão Diamantino, Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Sorriso, Barra do Bugres, Alto Araguaia e Cuiabá. No total, o setor criou 4,9 mil novos postos de trabalho, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior.   

As atividades de abate de bovinos, fabricação de álcool e preparação de fibras de algodão foram as que mais contrataram. Além disso, os dados demonstram que as atividades agroindustriais concentram mais de 85% do valor bruto da produção industrial e mais de 77% do valor de transformação industrial.

O presidente do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro), Edinei Blasius, destacou a importância do setor para o crescimento econômico do estado. “É fundamental conhecermos os números da agroindústria para entendermos o seu impacto na geração de empregos e renda”, afirmou.

Apesar dos bons resultados, o estudo também apontou desafios, como a necessidade de qualificação profissional para atender à crescente demanda do setor. A diretora executiva do Mato Grosso Competitivo (MMTC), Vanessa Gasch, ressaltou que a taxa de desocupação em Mato Grosso é uma das menores do país, mas que ainda é preciso investir em qualificação profissional para impulsionar ainda mais a produção estadual.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).