Um homem de 30 anos foi preso nesta segunda-feira (5) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, suspeito de cometer uma série de crimes contra idosos e pessoas com deficiência. As investigações apontam que o criminoso aplicava golpes, realizava furtos e, em um caso, chegou a planejar o assassinato de uma das vítimas.
O suspeito agia de forma calculada para ganhar a confiança de suas vítimas. Ele se oferecia para ajudar com serviços bancários, tarefas domésticas, compras e até mesmo transporte para hospitais. Após estabelecer um vínculo, o criminoso solicitava empréstimos em nome das vítimas e transferia o dinheiro para sua própria conta. Além disso, ele fazia compras em lojas de varejo utilizando os dados bancários das vítimas e revendia os produtos nas redes sociais.
Ao menos seis vítimas foram identificadas, incluindo o próprio pai do suspeito, um idoso de 76 anos. Os prejuízos financeiros causados pelos crimes são significativos. Em um dos casos, o criminoso furtou R$ 18,9 mil de duas vítimas com deficiência intelectual e visual. Em outro, ele utilizou o cartão de crédito de uma idosa para realizar compras no valor de R$ 7.499,40.
Após ser denunciado por familiares das vítimas, o suspeito planejou matar uma das mulheres que o acusaram. Ele invadiu a casa da vítima acompanhado de três comparsas armados, mas o crime não foi consumado porque a mulher não estava em casa.
Diante da gravidade dos crimes, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça. O homem está à disposição da Justiça e responderá pelos crimes de estelionato, furto, tentativa de homicídio e outros que possam ser identificados durante as investigações.