Um bebê de dez meses teve a vida salva na tarde da última quarta-feira (17), após se engasgar com uma pedra em sua casa em Sorriso-Mato Grosso. A rápida ação da família e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi fundamental para evitar um desfecho trágico.
Ao perceberem que o bebê estava com obstrução nas vias aéreas, os familiares acionaram imediatamente a 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Sorriso pelo número 193. Durante o deslocamento da viatura, um bombeiro militar forneceu orientações técnicas por telefone para a família realizar as manobras de desobstrução das vias aéreas do bebê.
Ao chegarem na residência, a equipe do CBM constatou que a família havia conseguido seguir as instruções repassadas por telefone e a pedra já havia sido removida. No entanto, devido à presença de sangue na saliva do bebê e à incerteza sobre a expulsão ou deglutição do corpo estranho, os bombeiros decidiram encaminhá-lo ao Hospital Regional de Sorriso para avaliação médica completa.
O CBM alerta que, em casos de obstrução de vias aéreas em bebês, os responsáveis devem ligar imediatamente para o número 193 para receberem orientações sobre como realizar os primeiros socorros. Entre os procedimentos, o bebê deve ser posicionado de bruços sobre o antebraço do responsável, recebendo cinco tapas entre as escápulas (costas). Em seguida, o bebê deve ser virado de barriga para cima e receber cinco compressões toráxicas, um dedo abaixo da linha imaginária entre os mamilos. Se o corpo estranho não for expelido ou visualizado para retirada, as compressões devem ser repetidas até a sua expulsão ou a chegada do CBM para realizar o atendimento especializado.