Operação Anhangá: Polícia Federal e Ibama combatem garimpo ilegal no Parque Nacional do Juruena

Fonte: CENÁRIOMT

Polícia Federal e Ibama combatem garimpo ilegal no Parque Nacional do Juruena
Polícia Federal e Ibama combatem garimpo ilegal no Parque Nacional do Juruena

Em uma ação conjunta realizada entre 9 e 11 de julho, a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram a Operação Anhangá.

A operação teve como objetivo combater o garimpo ilegal no Parque Nacional do Juruena (PNJu), uma área de rica biodiversidade localizada nos estados do Mato Grosso e do Amazonas.

Durante a operação, os agentes encontraram diversos maquinários utilizados na prática do garimpo ilegal, causando significativa destruição ambiental. Em decorrência da logística complexa de apreensão na região de mata densa, os equipamentos foram inutilizados no local.

Entre os itens apreendidos no Parque Nacional do Juruena estavam:

  • Uma escavadeira
  • Duas dragas
  • Cinco motores

Além dos maquinários, a equipe também encontrou diversos acampamentos utilizados pelos garimpeiros, equipados com geradores, fogões e freezers. Apesar das buscas, as diligências não flagraram pessoas nos acampamentos, devido às condições de fuga facilitadas pela vegetação densa da região.

Parque Nacional do Juruena

O Parque Nacional do Juruena (PNJu) é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Com uma área de aproximadamente 1,9 milhão de hectares, o parque abrange os municípios de Apuí e Maués no Amazonas, e Cotriguaçu, Nova Bandeirantes e Apiacás no Mato Grosso. A região é reconhecida por sua rica biodiversidade, incluindo fauna e flora únicas, além de abrigar comunidades tradicionais.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).