Mais de 90% dos crimes contra idosos em Cuiabá ocorrem no ambiente familiar

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso envelhece mais rápido que a média nacional e enfrenta desafios na proteção dos idosos
Mato Grosso envelhece mais rápido que a média nacional e enfrenta desafios na proteção dos idosos

A Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa em Cuiabá revelou dados preocupantes sobre a violência contra idosos. Dos 1.534 procedimentos em andamento, apenas 3% estão relacionados a casos de violência fora do ambiente familiar. A delegacia está lidando atualmente com 817 inquéritos policiais, 437 autos de investigação preliminar e 280 termos circunstanciados de ocorrência.

Essas informações foram compartilhadas pelo delegado Marcos Veloso, como parte da campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e seus parceiros.

“A delegacia tem estrutura recente, até 2021 existia um núcleo de atendimento à pessoa idosa dentro da delegacia de defesa da mulher. Este cenário que foi construído expôs a situação do idoso vulnerável e aí começou a surgir os números, mas a violência sempre existiu. Antes, a violência contra o idoso integrava a estatística convencional dos delitos”, explicou o delegado Veloso.

O delegado enfatizou a importância de construir indicadores específicos sobre os crimes cometidos contra os idosos para a elaboração de políticas públicas eficazes. “Os números impressionam, mas precisamos ter esse enfrentamento olho no olho, de forma realística, e construir as políticas públicas necessárias com base nesses dados.”

Além disso, Veloso destacou o trabalho diferenciado desenvolvido pela delegacia especializada. Ele mencionou que as abordagens dos policiais são semelhantes ao trabalho de assistência social, com um cuidado especial para não expor as vítimas. “Em que pese o nosso efetivo não ser o ideal, os policiais construíram toda uma forma de abordagem, temos um núcleo de inteligência informal para fazer o atendimento e todo um cuidado para não fazer ataque direto a uma residência, até mesmo para não expor a vítima”, acrescentou o delegado.

A delegacia especializada tem se mostrado essencial para expor e combater a violência contra idosos, trazendo à luz dados alarmantes que antes se perdiam nas estatísticas convencionais de delitos.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.