CPUs Intel causam travamentos frequentes em UE5

Fonte: CenárioMT

O Internet Archive está de volta após ciberataque, mas com acesso limitado

A Intel finalmente se pronunciou sobre a investigação da causa por trás das quedas de jogo em processadores Intel, incluindo o popular Core i9 14900K. De acordo com a fabricante, atualizações de BIOS para placas-mãe serão lançadas em breve para corrigir um fator que contribui para o problema, mas a empresa admite que a raiz da instabilidade ainda não foi identificada.

O Core i9 14900K é considerado uma das melhores opções de CPU para jogos da Intel atualmente devido ao seu alto desempenho. Porém, diversos relatos apontam travamentos em jogos baseados na Unreal Engine. O comunicado da Intel chega atrasado, já que a empresa havia prometido uma atualização sobre a situação em maio de 2024.

O que a Intel sabe até o momento é que existe um bug no algoritmo Enhanced Thermal Velocity Boost (eTVB). A companhia afirma ter desenvolvido uma correção e está trabalhando com fabricantes de placas-mãe para liberar atualizações de BIOS até 19 de julho de 2024.

A Intel também recomenda configurações padrão mais conservadoras para placas-mãe LGA1700, priorizando estabilidade térmica e evitando superaquecimento das CPUs. Fabricantes já vinham emitindo atualizações de BIOS de acordo com diretrizes da Intel, e configurações específicas foram definidas para processadores como Core i5 13600K e Core i9 14900KS.

É importante ressaltar que essas configurações são menos agressivas em relação aos padrões originais das placas-mãe, o que provavelmente resultará em uma ligeira queda de performance.

Infelizmente, a Intel ainda não identificou a causa principal dos problemas de estabilidade enfrentados por jogadores. A companhia afirma que “embora o bug do eTVB possa estar contribuindo para a instabilidade, ele não é a causa raiz da questão.”

Não há um prazo para a resolução do problema. A Intel declara que “continuará trabalhando para concluir a investigação.” A empresa reconhece a dificuldade do processo e agradece o apoio dos parceiros e a paciência da comunidade.

A Intel deve lançar novos processadores desktop Arrow Lake ainda este ano. Enquanto isso, a linha Raptor Lake de 14ª geração segue como a melhor opção para jogos da companhia. Contudo, para quem busca um CPU gamer atualmente, a AMD se mostra uma alternativa mais interessante, apresentando melhor performance na última geração em diversos jogos e com um preço mais competitivo.