Na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou a Operação Fashion Scam.
A ação teve como objetivo o cumprimento de cinco ordens judiciais contra um homem que se apresentava como diretor artístico para angariar dinheiro de vítimas para supostos ensaios fotográficos e contratos publicitários internacionais.
As investigações iniciaram em janeiro deste ano, após uma vítima procurar a Polícia Civil para denunciar o caso. A vítima relatou que o suspeito a havia contatado pelo Instagram, se dizendo interessado em uma parceria profissional. Ao longo das conversas, o suspeito demonstrou conhecimento na área e disse ter vínculos com importantes revistas e agências de publicidade internacionais.
As conversas migraram para o WhatsApp, onde o suspeito propôs a realização de ensaios fotográficos para revistas internacionais. Para isso, ele solicitou à vítima a transferência de valores para custear despesas com fotógrafos, maquiadores e outros profissionais envolvidos.
Acreditando nas promessas do falso diretor artístico, a vítima realizou diversas transferências, totalizando cerca de R$ 300 mil. Diante das informações da vítima, o delegado Marcelo Martins Torhacs instaurou inquérito policial e representou pelas ordens de apreensão contra o suspeito, as quais foram deferidas pela Justiça.
As buscas, coordenadas pelo delegado Vinícius Nazário, resultaram na apreensão de celulares, notebook e tablet. O suspeito, que já responde por outros crimes semelhantes, foi preso em São Paulo.
Investigações em andamento
Segundo a Polícia Civil, o material apreendido será analisado e as investigações continuam para identificar outras vítimas e possíveis envolvidos no esquema criminoso.