Queimadas na divisa de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso são monitoradas com drones

Fonte: CENÁRIOMT

Ação humana intensifica as queimadas em Mato Grosso e coloca o meio ambiente em risco
Ação humana intensifica as queimadas em Mato Grosso e coloca o meio ambiente em risco © 09.09.2020/Mayke Toscano/Secom-MT

Neste domingo (16), bombeiros de Mato Grosso do Sul se deslocaram para a Barra do Rio São Lourenço para verificar o avanço das queimadas na divisa com Mato Grosso. Devido ao difícil acesso à região, a equipe precisou utilizar drones para monitoramento.

Nas últimas 24 horas, as equipes constataram que o fogo não avançou. Por ser uma área de difícil acesso, a vigilância continua com o uso de tecnologia, especificamente drones.

As queimadas se espalham em diferentes frentes. Em Puerto Quijarro, na Bolívia, bombeiros estão monitorando o incêndio, e, segundo a assessoria de imprensa, o foco principal está atualmente no país vizinho. Na divisa com a Bolívia, o monitoramento é feito via rio com embarcações para conter qualquer avanço das chamas. De acordo com o Instituto Homem Pantaneiro, mais de 150 focos de incêndio foram registrados na região do Pantanal em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Além do suporte da aeronave Air Tractor, militares do Exército estão atuando na região do Forte Coimbra, criando aceiros para impedir que o fogo se alastre para outras áreas. Até o momento, não há atualização sobre a quantidade de hectares consumidos pelo fogo.

Os bombeiros militares conseguiram extinguir o incêndio florestal que atingiu a região do assentamento São Domingos no sábado (15), quando o fogo chegou às margens da BR-262. Os trabalhos continuam no Paraguai-Mirim, onde imagens do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) mostram a área coberta por fumaça, criando um “nevoeiro”.

A situação para quem está no combate ao incêndio é árdua, especialmente devido à “dificuldade de respirar”, conforme informou a assessoria de imprensa do IHP.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.