Falsas investidoras aplicavam golpes em idosos e acabam presas em Mato Grosso

A operação, denominada "Fake Money", foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá

Fonte: CenarioMT

Falsas investidoras aplicavam golpes em idosos e acabam presas em Mato Grosso.

Seis mandados judiciais foram cumpridos nesta sexta-feira (14) pela Polícia Civil do Mato Grosso, em uma operação conjunta com a Polícia Civil do Paraná, visando desarticular um grupo criminoso especializado em aplicar golpes em idosos.

A operação, denominada “Fake Money”, foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá e teve como alvo duas mulheres, suspeitas de enganarem uma idosa de 80 anos, residente em Cuiabá, no valor de mais de R$ 1 milhão.

As investigações tiveram início em março deste ano, após o filho da vítima procurar a delegacia para denunciar as transferências bancárias frequentes que sua mãe realizava para as investigadas. Segundo o relato, as suspeitas se apresentavam como representantes de um grupo de investimentos, prometendo altos lucros com a aplicação dos valores.

Ao longo de cinco meses, a vítima realizou diversas transferências, totalizando mais de R$ 1 milhão, sob a falsa promessa de investimentos. No entanto, ao perceber que os rendimentos prometidos não se concretizavam e que as suspeitas evitavam contato, o filho da vítima desconfiou e procurou a polícia.

Diante das evidências, o delegado Marcelo Martins Torhacs, titular da Delegacia de Estelionato, instaurou inquérito policial e, após investigação, conseguiu identificar e localizar as suspeitas em Umuarama, no Paraná. Com base nas provas coletadas, o delegado representou pelos mandados de busca e apreensão, proibição de contato com a vítima e bloqueio de bens e valores, os quais foram deferidos pela Justiça.

Uma equipe da Delegacia de Estelionato, coordenada pelo delegado Vinícius Nazário, se deslocou até o Paraná para cumprir os mandados. Na ação, foram apreendidos diversos cartões bancários, computadores, aparelhos celulares e um veículo nas residências das investigadas.

As suspeitas foram presas e conduzidas à Delegacia de Polícia de Umuarama, onde prestaram depoimento. Os materiais apreendidos serão periciados, com o objetivo de identificar outros possíveis vítimas e auxiliar no andamento das investigações.

A Operação Fake Money demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater crimes contra idosos e desarticular grupos criminosos que se aproveitam da vulnerabilidade dessa parcela da população. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e esclarecer todos os fatos.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.