Um homem de 40 anos foi preso em flagrante pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá na quinta-feira (23), acusado de manter a companheira em cárcere privado e ameaçá-la com uma faca.
De acordo com a delegada titular da DEDM, Judá Marcondes, a vítima estava trancada no quarto desde as 18 horas do dia anterior, quando o suspeito a proibiu de sair e a ameaçou com uma faca. A situação foi percebida pela filha do agressor, que alertou a mãe da vítima, a qual procurou ajuda na delegacia.
Ao chegarem no local, os policiais civis encontraram a vítima trancada no quarto e a libertaram. O suspeito foi detido e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de ameaça, cárcere privado e violência psicológica.
Delegada alerta para o Gaslighting
A delegada Judá Marcondes ressalta que o comportamento de tentar isolar a vítima é uma etapa do “gaslighting”, uma forma de manipulação que visa fazer com que a mulher perca a sua rede de apoio e se torne mais vulnerável às violências do agressor.
“O Gaslighting é um método aplicado pelo agressor para que a mulher perca a percepção da realidade e não identifique as agressões sofridas ou se culpe por elas, dificultando o rompimento do ciclo de violência”, explica a delegada.