Após 12 dias de árduo trabalho em solo gaúcho, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) fez um balaço das ações de apoio que continuam no Rio Grande do Sul.
A missão, intitulada Operação Rio Grande do Sul, visa prestar apoio e realizar buscas por desaparecidos, além de resgates de pessoas e animais afetados pelas intensas chuvas que assolaram o estado sulista.
Balanço positivo da missão
O balanço da Operação Rio Grande do Sul é extremamente positivo. Em conjunto com outras equipes de resgate, os bombeiros mato-grossenses:
Resgataram até agora, 44 pessoas, entre elas uma mãe que havia passado por uma cesariana e seu bebê de 20 dias de vida.
Salvaram 18 animais, demonstrando o compromisso do CBMMT com o bem-estar animal.
Realizaram 56 ações humanitárias, levando esperança e conforto aos moradores dos municípios de Pelotas e Roca Sales, os mais atingidos pelas enchentes.
Ação rápida e eficaz
A equipe do CBMMT, composta por 11 bombeiros militares, dois cães de busca, cinco viaturas e três embarcações, foi enviada pelo governo de Mato Grosso no dia 4 de maio, demonstrando a agilidade e o compromisso do estado com o auxílio em situações de emergência.
Números que traduzem a tragédia
O relatório da Defesa Civil do Rio Grande do Sul revela a magnitude da tragédia causada pelas chuvas:
76.588 pessoas resgatadas
11.427 animais resgatados
108 pessoas ainda desaparecidas
806 pessoas feridas
149 óbitos confirmados
76.580 pessoas em abrigos
538.126 pessoas desalojadas
452 municípios afetados
2.144.124 pessoas atingidas
Lições aprendidas
A missão no Rio Grande do Sul está servindo como um aprendizado valioso para o CBMMT. A equipe tem aprimorado suas técnicas de resgate em áreas inundadas e reforça a importância da cooperação entre diferentes órgãos e estados em situações de emergência.