As ações voltadas ao Rio Grande do Sul seguem em curso. Nesta sexta-feira (10/5), 53 mil clientes tiveram a energia elétrica restabelecida. Em 13 cidades que estavam totalmente sem luz, o fornecimento voltou parcialmente. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve no estado para coordenar as ações de manutenção e acompanhar de perto os trabalhos que estão sendo realizados.
O Ministério de Minas e Energia (MME) coordena um esforço concentrado entre Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema (ONS) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), para que a população do Rio Grande do Sul seja atendida.
A distribuidora Certel Energia informou que todas as subestações estão restabelecidas e operacionais. O número de unidades consumidoras sem suprimento energético está atualmente em 328 mil. Atualmente, quatro cidades seguem com 100% de clientes sem energia: Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Muçum e Relvado.
A operação contou com avanços significativos nesta sexta-feira. Entre eles, está o retorno da operação da unidade geradora 2 da usina termelétrica Canoas, após o conserto de uma válvula de controle do nível de vapor. A linha de transmissão Cidade Industrial/Porto Alegre 9 (230 kv) foi religada.
Mais de 4 mil trabalhadores seguem empenhados na manutenção das redes elétricas em todo o estado. Uma subestação móvel de 60 MVA está sendo deslocada ao Rio Grande do Sul e ser instalada onde houver necessidade.
Combustíveis
O fluxo de escoamento de derivados escuros está restabelecido, com veículos já transpondo a ponte de saída que liga Canoas a Eldorado do Sul. O esforço para viabilizar escoamento de derivados escuros, como óleo combustível, e gás liquefeito de petróleo (GLP) também se mantém. A expectativa é alcançar retiradas de 850 toneladas por dia.
Está vigente a flexibilização temporária da mistura de biodiesel ao óleo diesel e do etanol à gasolina. Essa medida vigoranos municípios de Canoas, Esteio, Rio Grande e Santa Maria.
Rio Grande do Sul: 53 mil clientes já estão com energia elétrica restabelecida
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)