O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciaram nesta terça-feira (7) que, dentro de um prazo máximo de 30 dias, emitirão a autorização necessária para o início das obras no Portão do Inferno, localizado na MT-251, que conecta Cuiabá à Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 km da capital.
As obras planejadas envolvem o corte de parte do paredão para a construção de um novo traçado. Um dos engenheiros encarregados do projeto explicou que será realizada a remoção do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno, além da criação de taludes, uma série de cortes que funcionam como degraus para evitar deslizamentos de terra.
Durante a reunião entre os dois órgãos responsáveis, foi destacada a importância das obras nas estradas da região, que são rotas estratégicas para o turismo dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Atualmente, essas vias sofrem com problemas de infraestrutura.
O IBAMA informou que, para acelerar a emissão da autorização e o início das obras, são necessárias informações específicas sobre o projeto, como a localização exata da plataforma que será construída.
A reunião contou com a participação dos presidentes do IBAMA e ICMBio, senadores do estado e secretários do meio ambiente e de infraestrutura, que discutiram as medidas a serem tomadas para solucionar o problema.