Na manhã desta segunda-feira (1), a Polícia Federal realizou a prisão de um homem de 57 anos em Rondonópolis-Mato Grosso, que estava foragido desde 2018 por envolvimento com o tráfico de drogas. A ordem de prisão foi expedida pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu (PR).
Além do crime de tráfico de drogas, o indivíduo era integrante de uma quadrilha envolvida em assaltos a turistas no estado do Paraná. Ele já havia sido condenado a 29 anos de prisão pelo assassinato de um cônsul argentino, ocorrido em janeiro de 1995, quando o mesmo estava de férias no Brasil.
O histórico criminal do homem também inclui sua participação em uma rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE), na região metropolitana de Curitiba (PR), nos anos 2000. Após cumprir parte de sua pena em penitenciárias dos estados do Paraná e Rondônia, onde esteve envolvido em motins, rebeliões e fugas, ele passou a viver em Rondonópolis sob um nome falso, levando uma vida aparentemente normal com um novo CPF.
Após o cumprimento do mandado de prisão e dos procedimentos legais necessários, o indivíduo será encaminhado ao presídio Major Eldo Sá Corrêa, conhecido como Mata Grande, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.