RGA de 4,62%: Miguel Vaz recebe professores, ouve categoria e alega necessidade de responsabilidade para não aumentar índice

Prefeito alegou dificuldades do agro com clima e pressão sobre as contas públicas para definir, unilateralmente, índice de 4,62%

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2024 03 04 at 14.58.01

A busca por melhoria no índice de RGA levou os profissionais da educação que fazem uma paralisação nesta segunda-feira (04) participaram de uma audiência na prefeitura de Lucas do Rio Verde com o prefeito, Miguel Vaz, secretária de Educação, Elaine Lovatel, entre outros representantes da educação do município. O grupo, que havia participado da sessão da Câmara de Vereadores momentos antes, se dirigiu ao Paço Municipal.

No encontro, ocorrido no auditório dos Pioneiros, representantes da categoria apresentaram uma série de reivindicações que levaram à paralisação nesta segunda-feira. A principal delas é a elevação do índice de reposição do RGA (Reajuste Geral Anual). Outros pedidos feitos são relacionados à contratação de profissionais para atuar em sala de aula, merenda e uniforme escolar. Em relação ao quadro de pessoal, há reclamação que faltam professores de disciplinas como Português e Matemática, além de monitores que atuam em sala de aula. Os representantes da categoria também ‘cobraram’ melhoria na alimentação de alunos e a liberação de uniforme escolar.

O prefeito Miguel Vaz conversou com os profissionais e adiantou que a decisão de definir o RGA em 4,62% foi tomada após estudos econômicos. O gestor disse que o índice estipulado atende orientação do Governo Estadual diante do quadro provocado pelo clima na safra de grãos 2023/24, quando houve cerca de 20% de queda na produtividade das lavouras. Houve ainda redução nos preços de commodities que refletem na economia. “Serei muito prudente, muito sensato, racional e muito responsável em relação ao RGA, ainda que não discorde de vocês continuarem reivindicando”, assinalou.

Vaz disse ainda que a decisão tomada avalia o futuro da categoria, de olho na previdência dos profissionais.

RGA e Aumento real

RGA é discutido em encontro na prefeitura
Miguel Vaz conversou com profissionais e expôs situação do município para definir índice de RGA de 4,62% (Foto: Reprodução)

Durante o encontro, Miguel afirmou que a categoria teve aumento real superior a 10% ao longo dos últimos 3 anos. Ele levou em consideração os índices de RGA apresentados nesse período. Foram aplicados 4,22% em 2021, 17% em 2022 e outros 9% no ano de 2023, e 5% este ano. “Nestes quatro anos a inflação somou 24,99% e o RGA dos professores foi de 35,31%”, disse.

Ainda conforme o prefeito, Lucas do Rio Verde tem o segundo melhor piso salarial de Mato Grosso, embora tenha sido confrontado pelos profissionais que alegam que, ao longo da carreira, a categoria luverdense acaba sendo prejudicada em comparação, por exemplo, com os profissionais da rede estadual.

Por fim, o prefeito destacou estar disponível para o diálogo e disse que no final de semana estava em viagem. Porém, optou por retornar antes para Lucas do Rio Verde tendo em vista a intenção dos profissionais que se mobilizaram nesta segunda-feira. Contudo, o gestor disse que não assumiria compromisso em rever o índice de reposição definido em projeto encaminhado à Câmara de Vereadores. “Não quero assumir compromisso com vocês, de que poderia olhar isso ou aquilo, mas sim olhar para os números com muita responsabilidade”, definiu.

Merenda escolar

Sobre o pedido de melhoria na merenda escolar, a secretária de Educação disse que algumas unidades que atendem em período integral servem bolacha de merenda. Elaine Lovatel disse, contudo, que os alunos têm um reforço na alimentação para suportar a atividade proposta. “Nós temos uma legislação que precisamos cumprir no sentido de garantir percentual de vitaminas, carboidratos, enfim”, argumentou, dizendo a situação não havia chegado à secretaria.

Em relação ao uniforme, Elaine afirmou que foram entregues 1,4 mil uniformes a alunos que são classificados como em condição de vulnerabilidade. Segundo a secretária, a destinação do material segue uma lei municipal. “Estão sendo entregues nas escolas para o ensino fundamental e educação infantil”.

Assembleia

Os profissionais já haviam definido que fariam assembleia a partir de 16 horas para avaliar quais definições serão adotadas, se a manutenção do estado de greve ou a paralisação definitiva para forçar o município a negociar um índice melhor de RGA para os profissionais. A assembleia será na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep).

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.