Prazo para produtores de soja de MT atualizarem cadastro de propriedades no Indea termina dia 15

A não atualização das áreas de plantio até a data definida pelo órgão de defesa pode resultar em multas de pouco mais de R$ 2,3 mil

Fonte: CenárioMT

plantio soja
(Foto: Tchélo Figueiredo/Secom)

Termina no próximo dia 15 o prazo para que produtores de soja em Mato Grosso façam a atualização anual do cadastro das propriedades no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). O informe ao órgão do Governo do Estado é obrigatório e o sojicultor que não fizer a atualização corre o risco de ser multado.

O alerta sobre a proximidade com a data limite estabelecida pelo Indea foi feito nesta quinta-feira (01) pelo engenheiro agrônomo da unidade do órgão em Lucas do Rio Verde, Leandro Oltramari.

“Basta o produtor entrar no site do Indea, acessar o link que está na página inicial, e lançar as informações. Caso não seja feito o cadastro ou a atualização do cadastro, o produtor é passível de multa, que é de 10 Unidades Padrão Fiscal de Mato Grosso”, orientou Oltramari. Atualizando pela UPF de fevereiro, o valor chega a R$ 2.334,80.

Conforme o engenheiro agrônomo, o objetivo da atualização é saber quem são os produtores de soja e onde estão localizadas as propriedades. “Isso ajuda nas fiscalizações de rotina do Indea e principalmente do vazio sanitário da soja”.

Até esta quinta-feira, vários produtores já haviam atualizado os dados junto ao Indea. Porém, a preocupação com uma pequena parcela que ainda não acessou o sistema, informando os dados solicitados no cadastro. “É um período um pouco complicado para o produtor, tendo em vista que muitos estão envolvidos na colheita de soja e realizando a semeadura do milho. Mas nós sempre reforçamos esse trabalho de educação sanitária pra que o produtor não perca o prazo”, indicou, reforçando a data limite para a atualização dos dados cadastrais.

“O plantio de soja é importantíssimo para a geração de empregos diretos e indiretos e nós, do Indea, sempre estaremos realizando esse trabalho de divulgação”, explicou.

O produtor só precisará ir até a unidade do Indea, se a propriedade não tiver cadastro no órgão ou se encontrar dificuldades para acessar o site.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.