Receita de feijão amigo: O melhor caldo do mundo!

O feijão amigo é perfeito para você que ama uma cervejinha gelada com algo para degustar!

Fonte: Lucas Rosendo

Receita de feijão amigo
Receita de feijão amigo - Foto: Canva

Você já ouviu falar da receita de feijão amigo? É um prato típico da culinária brasileira, que leva feijão preto, linguiça, bacon, cebola, alho, cheiro-verde e outros temperos. O feijão amigo é uma ótima opção para acompanhar o arroz, a farofa, o torresmo e a couve refogada, formando uma refeição completa e saborosa.

A receita de feijão amigo é muito fácil de fazer e não requer muitos ingredientes. Você só precisa cozinhar o feijão preto na panela de pressão, fritar a linguiça e o bacon em uma frigideira, refogar a cebola e o alho em outra panela, e depois misturar tudo com o feijão. Por fim, é só salpicar o cheiro-verde picado e servir bem quente.

Receita de feijão amigo
Receita de feijão amigo – Foto: Canva

O feijão amigo é um prato que agrada a todos os paladares, pois combina o sabor marcante do feijão preto com a suculência da linguiça e do bacon. Além disso, o feijão amigo é uma fonte de proteína, ferro, fibras e vitaminas, que contribuem para a saúde e o bem-estar.

A receita de feijão amigo é ideal para os dias frios, pois aquece o corpo e a alma. Você pode preparar o feijão amigo para o almoço ou o jantar, e servir para a sua família e os seus amigos. Com certeza, eles vão adorar e pedir bis.

Se você ficou com água na boca e quer aprender a fazer a receita de feijão amigo, confira o passo a passo a seguir:

Ingredientes:

Receita de feijão amigo
Receita de feijão amigo – Foto: Canva
  • 500 g de feijão preto
  • 2 litros de água
  • 2 folhas de louro
  • 300 g de linguiça calabresa em rodelas
  • 200 g de bacon em cubos
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo:

  1. Coloque o feijão em uma panela de pressão, cubra com a água e adicione as folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto.
  2. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, ou até o feijão ficar macio.
  3. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
  4. Em uma frigideira, frite a linguiça e o bacon em fogo médio, mexendo de vez em quando, até dourarem.
  5. Escorra o excesso de gordura e reserve.
  6. Em outra panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes.
  7. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  8. Abra a panela de pressão e escorra o caldo do feijão, reservando uma xícara (chá).
  9. Transfira o feijão para a panela com a cebola e o alho e misture bem.
  10. Adicione a linguiça, o bacon e o caldo reservado e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o feijão ficar cremoso.
  11. Desligue o fogo e salpique o cheiro-verde picado.
  12. Sirva o feijão amigo em uma travessa ou em cumbucas individuais, acompanhado de arroz, farofa, torresmo e couve refogada.

Onde surgiu a receita de feijão amigo?

Receita de feijão amigo
Receita de feijão amigo – Foto: Canva

A origem do feijão amigo é um pouco incerta, mas acredita-se que a receita tenha surgido no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais, a partir da ideia de servir a feijoada do dia anterior de maneira mais leve.

Uma das histórias mais populares sobre a origem do feijão amigo é a de um boteco nas imediações da UERJ, no Rio de Janeiro. O dono do bar, cansado com o desperdício de feijão cozido em sua cozinha, inventou o preparo.

O feijão era triturado, acrescentavam-se mais algumas carnes e deixava-se um pouco mais ralo para fazê-lo render e servi-lo em um copo tipo americano para vc beber juntamente com sua cerveja. Assim, prontamente, se espalhou pelos bares e virou um típico petisco de bar.

Outra história diz que o feijão amigo surgiu em Minas Gerais, a partir da ideia de reaproveitar o feijão que sobrava da feijoada. O feijão era triturado, adicionado de temperos e servido em pequenas porções.

Independentemente de sua origem, o feijão amigo é um prato popular no Brasil, principalmente nos bares e botecos. É uma opção deliciosa e barata, que pode ser servida como petisco ou acompanhamento.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.