Fernando Cadore passou o comando da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) para o produtor Lucas Costa Beber, na noite desta quinta-feira (14.12). A cerimônia foi realizada no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá. A solenidade contou com a presença de centenas de convidados e diversas autoridades mato-grossenses.
Cadore ressaltou que seu comando sob a entidade foi pautado pelas demandas dos mais de 8 mil associados. Ele ainda ressaltou que o resultado dos três anos como presidente da Aprosoja-MT tem um saldo positivo, com uma forte campanha para que os produtores construíssem seus próprios armazéns, a implementação dos centros de pesquisas, os Ctecnos Araguaia, Parecis e de Sorriso, além de estreitar a comunicação com a sociedade urbana.
“É emocionante você receber do nosso produtor, num ano difícil, num ano sofrido, e saber que o trabalho foi reconhecido. É um sentimento de gratidão imenso, pois, por muitas vezes, a operação dos processos é solitária. E quando o produtor vem para a nossa casa, em eventos como esse e a gente sair dessa maneira, fica um sentimento de gratidão e de missão cumprida”, destacou Cadore.
Fernando Cadore também pontuou que o novo presidente da entidade, Lucas Costa Beber, o representa e que ele fará um uma gestão atuante em defesa da agricultura mato-grossense. Ele lembrou que a Aprosoja-MT tem apenas 19 anos e que, apesar de nova, é uma entidade gigante que está sendo lapidada para atender cada vez melhor seus associados.
“Por conhecer o Lucas, que é o presidente agora, por conhecer os membros da sua diretoria, tenho certeza que ele está extremamente capacitado para fazer uma gestão superior à nossa e às que passaram. Essa é a tendência, é que cada um que venha encontre um ambiente propício para melhorar o que a gente já tem”, concluiu Fernando Cadore.
Já o novo presidente destacou alguns desafios que irá enfrentar em sua gestão, como a Moratória da Soja, um acordo comercial que proíbe que empresas comprem grãos de produtores que converteram áreas em lavouras na Amazônia, mesmo que legalmente após 2008, além da Reforma Tributária, que deve prejudicar milhares de produtores rurais e a sociedade. Lucas disse também que a comunicação será um dos pilares da sua gestão.
“Um dos pilares que queremos fazer na nossa administração é a comunicação. Nós ocupamos apenas 13% do nosso território para nossa produção. 60% do território do nosso estado está preservado. E graças ao nosso projeto Guardião das Águas, aonde a gente faz o monitoramento das nascentes do nosso estado, sabemos que nos municípios produtores, mais de 95% das nascentes estão em bom estado de conservação”, disse o novo presidente durante a cerimônia de posse.
O governador Mauro Mendes também esteve presente no evento e elogiou a atuação de Fernando Cadore à frente da entidade. Mauro destacou que, durante missão na Índia, juntamente com o setor produtivo mato-grossense, o presidente Fernando Cadore conseguiu mostrar como a Moratória da Soja impacta a vida dos municípios. Isso fez com que o Governo do Estado tomasse medidas em defesa do setor produtivo.
“Marcamos aquela reunião [com mais de 100 prefeitos] e já estamos tomando outras atitudes para que nós possamos mudar essa realidade. Quero dizer à nova diretoria, liderada aqui pelo Lucas, com a participação importante de cada um de vocês que aqui estão e com a participação de todos que vocês representam, podem continuar contando com o governo do Estado de Mato Grosso”, disse o governador Mauro Mendes.