A tradicional Casa de Pedra, localizada no Parque dos Buritis, será a sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. A assinatura do convênio que definiu a sede da instituição aconteceu num ato realizado na manhã desta quarta-feira (06) no local onde foi montada a estrutura do Natal da Esperança.
O local ainda deve passar por uma reforma antes de começar a receber o material que compõe o acervo histórico do município.
Conforme o coordenador do museu, Oliveira Neto, desde 2021, quando começou o trabalho de montagem de acervo e a preparação da documentação museológica, houve a preocupação em definir um espaço físico para abrigar esse material. “A maior dificuldade exatamente era o espaço físico que ninguém tinha desde que o museu foi fundado, em 2005”, assinalou.
Neto lembra ainda que a Casa de Pedra é um dos patrimônios materiais de Lucas do Rio Verde e será tombado. “E fará parte da exposição, além de ser o espaço de dentro como exposição, ela também será uma exposição ao ar livre. É significativo demais, principalmente para essa questão dos trabalhos museológicos”.
A previsão é que as obras de adequação do espaço sejam executadas ao longo dos três próximos meses. “Já sabíamos que no ano de 2024, o museu teria casa nova. Já está certo de que em 2024, a população, a comunidade, vai ter um espaço para visitar, exposição ao ar livre também”.
Uma das peças que ficará expostas do lado de fora da futura sede do Museu Histórico é o grupo gerador que serviu Lucas do Rio Verde nos primeiros anos da cidade.
O prefeito Miguel Vaz destacou a importância de investir no resgate histórico do município. “O investimento na reforma da Casa de Pedra que vai servir, o espaço, para o Museu de Lucas do Rio Verde, que é exatamente o que estamos fazendo agora, resgatando de forma consistente a linda história de Lucas do Rio Verde que pode ser contada mundo afora e sem nenhuma preocupação, porque é uma história muito bonita”, disse.