A 21ª subsecção da OAB em Lucas do Rio Verde realizou uma sessão na noite desta quarta-feira (29) para homenagear juízes que foram transferidos da Comarca do município. A reunião pública também serviu para dar boas-vindas aos magistrados que foram designados para atuar na Comarca.
Os juízes Cassio Luis Furim, Hugo José Freitas da Silva, Melissa de Lima Araújo e Cristhiane Trombini Puia Baggio foram transferidos para outras Comarcas. Por outro lado, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso designou outros magistrados para ocupar atuar na Comarca. Conrado Machado Simão, Fábio Pettengil, Luis Felipe Lara de Souza e Maurício Alexandre Ribeiro passam a atuar no fórum de Lucas do Rio Verde. A juíza Patrícia Bedin foi designada e já está atuando na Comarca de Tapurah.
A presidente da 21ª subsecção da OAB, Danusa Oneda, observa que são várias mudanças, não apenas na Comarca de Lucas do Rio Verde, mas em todo o Estado. Ela avaliou a iniciativa como histórica pela quantidade de transferências.
“Nós estamos com 4 juízes sendo removidos, outros 4 estão chegando e nós ainda temos uma Vara que está para designar ainda juiz, que é a 1ª Vara. É uma mudança bastante impactante e a Ordem precisa acompanhar de perto até para ter as tratativas com os próprios magistrados para a advocacia ficar ciente de todas essas mudanças, os trâmites, porque obviamente que cada um tem sua forma de gerir sua Secretaria e a Ordem precisa trazer isso mais próximo da advocacia, para que o trabalho e a advocacia, que é o escudo do direito da sociedade, possa de fato exercer o seu dever”, avaliou.
Sobre a homenagem, a presidente disse que é o reconhecimento público pela atuação dos magistrados pelo período em que atuaram na Comarca. Os juízes Cássio e Hugo, por exemplo, ficaram por mais de 11 anos atuando na localidade. “Isso é mais uma demonstração do quanto nós de fato caminhamos juntos porque defendemos igualmente a entrega da Justiça. Estar nesse patamar de importância que tem a Justiça para a sociedade de mãos dadas faz toda a diferença”, comentou Danusa.
Ex-presidente da OAB em Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi prestigiou a homenagem e recepção a magistrados. Ele observou a saída dos quatro magistrados do município ocorre por promoção na carreira, algo importante a cada um deles.
“Hoje nós estamos vendo magistrados que estão com 8 anos, com 10 anos de casa e isso é fruto do trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil que conseguiu elevar a Comarca de Lucas do Rio Verde à categoria de Terceira Entrância. Isso fez com que os magistrados tivessem uma longa estadia em Lucas Rio Verde e os novos, que aqui foram promovidos também, que estão chegando, temos certeza que vão ter uma longa estadia. Com isso, ele passa a conhecer a realidade do município, principalmente do agronegócio, e convivendo com a sociedade, com muita certeza proferem decisões com mais justiça”, avaliou.
Homenagens
O juiz Hugo Freitas, que foi removido e passa a atuar na Comarca de Várzea Grande, reafirmou o carinho que tem por Lucas do Rio Verde. Ele lembrou que a Comarca tem 25 anos de criação e que ele passou quase metade desse período (cerca de 11 anos) na localidade. “Um motivo de grande satisfação para mim, de grande honra estar aqui nesse município, com essas pessoas. Saio com um senso de dever cumprido, satisfeito com tudo que foi feito”.
Hugo disse ainda que deixa um legado grande em ações no município. O magistrado citou o projeto de ressocialização que é referência no país, pois o material produzido no CDP de Lucas do Rio Verde é usado em obras públicas que reduzem o custo para o erário e propicia que os reeducandos possam remir parte da pena.
Outras ações citadas por Hugo Freitas são a implantação da Justiça Comunitária, que desenvolve o projeto Idoso Feliz, e a participação na Comissão de Assuntos Fundiários, presidida pelo magistrado, que ajudou na solução de conflitos fundiários com a criação do bairro Bom Jesus e Colina Verde, antigo Recanto dos Macucos. “A gente sai com o dever cumprido, com a sensação de que fizemos nosso trabalho. Lucas agora vai ter outros juízes, mas o judiciário continua firme e forte para receber as demandas da sociedade”.
Cassio Furim já está atuando no Fórum da Comarca de Sinop, mesmo endereço da juíza Melissa de Lima Araújo. Cristhiane Trombini foi transferida para a Comarca da Rondonópolis.