Pequeno e feroz tamanduá-mirim mostrou que pode sim, se defender de possível predadores, como mostra o vídeo abaixo.
Um casal encontrou um tamanduá-mirim em meio a uma lavoura. A mulher, com boa intenção, tentou pegar o animal para levá-lo para a área de mata.
Porém, o tamanduá atacou com suas garras e por pouco não causou um ferimento grave na mão da mulher.
O tamanduá-mirim fica de pé como um comportamento de defesa. Quando se sente ameaçado, ele se apoia nas patas traseiras e na cauda, abrindo as patas dianteiras e mostrando as garras. Esse comportamento é uma estratégia para parecer maior e mais intimidador para o predador.
Além de ser um comportamento de defesa, o tamanduá-mirim também pode ficar de pé para observar o seu entorno. Quando ele está em uma árvore, por exemplo, ele pode ficar de pé para ver se há predadores por perto.
Saiba mais sobre o tamanduá-mirim
O tamanduá-mirim é um mamífero da ordem Pilosa, da família Myrmecophagidae. É o menor dos tamanduás, com comprimento que varia de 25 a 50 centímetros, e peso de 3 a 6 quilos. A pelagem é marrom-escura, com uma mancha preta no lombo, que lembra um colete.
A cabeça é pequena e o focinho é comprido e pontiagudo. Os olhos são pequenos e os ouvidos são redondos. As patas dianteiras são fortes e possuem garras afiadas, que são usadas para cavar e abrir formigueiros e cupinzeiros. A cauda é longa e preênsil, e é usada para se apoiar e para transportar filhotes.
O tamanduá-mirim é um animal solitário e noturno. Alimenta-se principalmente de insetos, como formigas e cupins, que captura com sua língua comprida e pegajosa. Também pode consumir frutas e pequenos animais.
O tamanduá-mirim é encontrado na América do Sul, desde o México até o norte da Argentina. Habita florestas, savanas e campos abertos.
O tamanduá-mirim é uma espécie ameaçada de extinção. As principais ameaças são a perda de habitat, a caça e o atropelamento.
Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o tamanduá-mirim:
- O tamanduá-mirim é o único mamífero que pode escalar árvores de cabeça para baixo.
- A língua do tamanduá-mirim pode medir até 40 centímetros de comprimento.
- O tamanduá-mirim pode abrir formigueiros e cupinzeiros com as garras das patas dianteiras.
- A gestação do tamanduá-mirim dura cerca de 120 dias.
- O tamanduá-mirim nasce com os olhos abertos e já é capaz de se locomover.
É importante proteger o tamanduá-mirim e outras espécies ameaçadas de extinção. Podemos fazer isso evitando a destruição de seu habitat, informando-nos sobre as ameaças que eles enfrentam e apoiando ações de conservação.