Onça parda morre ao ser atropela por motocicleta em Mato Grosso

Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.

Fonte: CenarioMT

Onça parda morre ao ser atropela por motocicleta em Mato Grosso

Uma onça parda morreu após ter sido atropelada por uma motociclista, na manhã desse domingo (29), na MT-250, entre os municípios de Cuverlandia e Mirassol D’Oeste, no interior de Mato Grosso (MT).

Com o forte impacto, a onça que foi atingida pela motocicleta na região da cabeça, morreu na hora e ficou sobre o asfalto. Um casal que estava na motocicleta tiveram ferimentos e foram socorridos, sendo encaminhados para uma unidade de saúde em Mirassol.

A região onde aconteceu o acidente é área de preservação e constantemente os motoristas que passam pela via, são surpreendido por animais silvestres.

Capivara em apuros luta para escapar da faminta onça-parda; vídeo incrível

Uma luta desigual entre uma capivara e uma onça parda ganhou repercussão nas rede sociais.

Em um vídeo gravado por uma pessoa que passava por uma estrada durante a noite, é possível observar uma capivara em apuros, tentando escapar das garras da faminta onça parda.

Porém, mais forte e robusta, a onça vence a batalha de sobrevivência e vence. A capivara, infelizmente acaba morta e a onça se assusta com a claridade do farol do carro e tenta fugir, deixando para trás sua refeição.

YouTube video

A onça parda

Onça parda ou puma (nome científico: Puma concolor) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) e gênero Puma, nativo das Américas.

Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi).

É o maior membro da dos felíneos (Felinae), medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos, com porte subfamília semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.

De acordo com IMCBio, atualmente, tem sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários matérias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos.

Veja este post onde uma onça brincalhona chama a atenção dos internautas!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.