A Câmara de Lucas do Rio Verde aprovou nesta segunda-feira (02) a cessão de uma área para atender cinco associações esportivas no município. Uma delas é a Piloto Amadores e Aero Modelismo. As demais são a Associação de Pilotos Motor Race, para disputas de kart, Associação dos Usuários e Amantes de Som Automotivo (Autosom), a Associação Luverdense de Motocross-ALM e a Associação de Pilotos Motor Race – Pilotos Arrancadão. O imóvel fica nas proximidades da MT-449 e estava concedido ao Motor Club, para disputas de motocross, por um prazo de dez anos. Agora, com o fim da concessão, a área retornou para o município.
O projeto, que vinha sendo debatido desde o ano passado, propunha a cessão por 10 anos. Mas uma emenda verbal proposta e aprovada em plenário durante a discussão da matéria, ampliou para 15 anos o uso pelas associações.
A matéria define que cada entidade tem um espaço definido na área. A Associação de Pilotos Motor Race terá um espaço de 73 mil metros quadrados. Já associação de aeromodelismo ficou com 45 mil metros quadrados e o motocross, com uma área de 36 mil metros quadrados.
Já a Associação Pilotos Motor Race terá um espaço de 26 mil metros quadrados. A Associação dos Usuários e Amantes de Som Automotivo terá uma área de 15 mil metros quadrados para utilização. Uma área de 2,3 mil metros quadrados permanecerá sob responsabilidade do município.
O secretário de Esportes do município acompanhou a votação da matéria. Jackson Lopes observou que agora são mais modalidades esportivas representadas naquela área. “Terão seu espaço para fazer as suas competições, fazer o desenvolvimento da sua modalidade. Estamos muito felizes com a aprovação”, observou.
Área adequada
Membros da Apam (Associação de Pilotos Amadores de Lucas do Rio Verde) que envolve os aeromodelistas acompanharam a votação do projeto. Ronei Silva, presidente da entidade, diz que a associação foi fundada em março de 2021 e conta com um pequeno grupo de associados. Porém, a partir da conquista de uma área para sediar os eventos, a tendência é que o número cresça.
“Criamos a associação para buscar junto com o poder público, a oportunidade de ter um espaço para galera do paramotor, do ultraleve, galera do aeromodelismo, que nós não temos um espaço físico pra essa galera se reunir e decolar seus ‘brinquedos’, no caso”, explicou.
Após a solicitação da área, feita em setembro de 2021, a entidade aguardou pacientemente até a aprovação do projeto nesta segunda-feira. Em nome da associação, Ronei agradeceu a Câmara de Vereadores e a Prefeitura pela cessão do terreno. “A partir de hoje, a gente vai começar os trabalhos para a limpeza da área e os trabalhos de buscar mais pessoas, amantes da aviação, quem tem vontade de fazer um voo panorâmico de ultraleve, quem tem vontade de conhecer a parte do para motor, até mesmo os jovens que gostam do aeromodelismo”.
Ronei disse ainda que área cedida é adequada para a entidade. “Ela vai ser em torno de 80 m de largura por 571 de comprimento. Hoje, um ultraleve avançado, no caso, decola em torno de 150 m e pousa aproximadamente em 200 m. Então é uma área adequada. As cabeceiras da pista onde vai ser programada a pista não tem obstáculo, o que é o ideal para a gente, inclusive com os amantes do aeromodelismo. Tem sócios nossos que têm brinquedos que valem aproximadamente R$10 mil a R$ 15 mil, que são brinquedos em escala de 2 m de asa, 2 m e meio. Então essa área ideal para o nosso esporte”, concluiu.