A intensa onda de calor que vinha castigando Cuiabá com temperaturas que ultrapassavam os 40 graus terá uma ligeira trégua a partir de hoje. Segundo a agência ClimaTempo, a previsão indica que pancadas de chuva poderão aliviar o calorão até o final de semana.
Apesar de uma massa de ar seco ter influenciado o calor intenso em grande parte do Centro-Oeste, elevando as temperaturas, a formação de uma frente fria no Sul, associada a um ciclone extratropical, enfraquecerá o sistema de alta pressão. Isso permitirá que áreas de instabilidade favoreçam a formação e a ocorrência de pancadas de chuva na Capital e em boa parte do Estado, resultando em uma queda nas temperaturas máximas em até sete graus. De acordo com a agência, esse refresco deve durar até o próximo domingo (1º).
A partir desta quarta-feira (27), a previsão aponta temperaturas variando entre 26 e 41 graus em Cuiabá. O dia começará com sol e aumento de nuvens, seguido de pancadas de chuva à tarde. À noite, o tempo ficará aberto. Ventos podem atingir até 25 km/h, e a umidade relativa do ar deve oscilar entre 18% e 37%.
Para a quinta-feira (28), não há previsão de chuva, mas as temperaturas já devem apresentar queda, variando entre 25 e 38 graus. Os ventos podem alcançar até 20 km/h, e a umidade pode atingir 33%.
Já na sexta-feira (29), as pancadas de chuva retornam à Capital, esperadas para a tarde e noite, com acumulação prevista de até 8 mm. A umidade pode chegar a 41%, enquanto as temperaturas variam entre 25 e 36 graus. No sábado (30), há previsão de chuva rápida durante o dia e à noite, com possibilidade de acumulação de até 10 mm. A temperatura mínima será de 25 graus, enquanto a máxima atingirá os 35 graus. A umidade poderá chegar a 58%.
No domingo (01), também é possível que ocorram chuvas a qualquer hora do dia, com o tempo ficando aberto à noite. As temperaturas variam entre 25 e 35 graus, e a umidade relativa do ar chega a 69%.
A previsão de chuva traz alívio aos cuiabanos, que enfrentaram semanas de calor extremo, e também beneficia o equilíbrio do ecossistema local, promovendo a redução do risco de incêndios e garantindo maior conforto à população.