Técnica comemora parceria que criou o Luverdense Vôlei

Tereza Garcia acredita que equipe terá melhor estrutura para recuperar atletas entre competições

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 09 25 at 21.40.41
Foto: Divulgação

A parceria entre a Associação Luverdense de Vôlei e o Luverdense Esporte Clube deverá ter influencia direta na preparação dos atletas entre as competições. A formalização da parceria aconteceu na segunda-feira (25) em ato que reuniu representantes das duas equipes, patrocinadores e do poder público.

A técnica Tereza Garcia observou que o projeto de vôlei nasceu de parceria com o poder público. Por isso a estrutura disponível não contava, por exemplo, com espaços e profissionais essenciais para a recuperação de atletas entre competições. Ao longo destes anos não foi possível, por exemplo, contar com academia de ginástica e piscina, por exemplo. “Nunca tivemos isso”, destacou Garcia. “A priori o que precisamos é de uma academia, fisioterapeuta”, enumerou.

A importância desse cuidado com a condição clínica e física do grupo de atletas é justificada pela sequência de competições. A técnica informou que o grupo participou e conquistou, de forma invicta, de uma competição em Campo Novo do Parecis, conquistou o título de jogos universitários, e embarca no dia 8 de outubro para disputar uma competição nacional em Joinville, Santa Catarina. Mas o calendário conta ainda com participação em um regional aberto logo na sequência em Colíder, a Superliga no início de novembro e a Copa Brasil em Goiás. Contudo, essa participação é condicionada às condições do grupo de atletas. E ainda tem a etapa estadual dos Jogos Abertos. “São cinco competições e os garotos perdem em média 2 quilos por competição. Tem que voltar pra casa, tomar um anti-inflamatório, deitar e por ‘gelinho’ no joelho. Só. Imagine como é gratificante ter uma equipe saudável”, citou.

A rotina do atleta não é nada fácil. Bolsistas da Unilasalle, eles têm que conciliar a carga diária de treinos, que geralmente termina no início das madrugadas, competições, estudos e trabalho. Saimon Breno é um dos integrantes do novo Luverdense Vôlei. Ele disse acreditar que, a partir dessa parceria, o grupo possa ficar mais focado na preparação técnica e física voltado às competições. “Praticamente temos uma vida tríplice, trabalhando, estudando, mas conciliando tudo certinho. A faculdade tem dado suporte pra gente estar se organizando”, assinalou.

O presidente do Luverdense, Aluísio Bassani, destacou que o vôlei vem representando bem a cidade de Lucas do Rio Verde nas competições regionais, estaduais e nacionais. Ele espera que essa representatividade seja potencializada com essa parceria. “Agora com o Luverdense a gente espera proporcionar uma interação maior com a comunidade, uma participação maior no esporte amador do nosso município e a gente poder ter resultados ainda melhores. Vamos ajudar no que for possível. A administração da equipe é da Associação, nós não vamos interferir na parte técnica e administrativa. Vamos contribuir com auxílio de uniforme, auxílio financeiro se a gente conseguir alguns recursos dos patrocinadores do Luverdense, pra ter uma equipe mais competitiva, consiga se manter e transformar os treinamentos em resultados com mais efetividade”, declarou.

Bassani não descartou parcerias semelhantes com outras modalidades esportivas em desenvolvimento no município. “Estamos em conversa com outras modalidades pra ver se consegue também agregar outras modalidades ao Luverdense”, assinalou.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.